Notícias

Após mais de três meses em greve, governo do Ceará formaliza acordo com sindicatos docentes e movimento estudantil das universidades estaduais e atividades são retomadas

18 de Janeiro de 2014 às 11:05:19




MESA

Na manhã de ontem, 17,  o governo do estado assina o termo de compromisso acordado entre o governador Cid Gomes e o movimento grevista. O documento é assinado pelo Secretério René Barreira, da Ciência e Tecnolgia, pelo Governador Cid Gomes, pelas representações sindicais e movimento estudantil.


O documento recebeu redação formal, sendo inteiramente acatado pelo governo.

A ampliação dos termos do acordo será feita em seminário com o seguinte agendamento: na UVA entre os dias 3 e 4 de fevereiro, em Sobral;  na Urca serão realizados no dias 10 e 11 de fevereiro, no Crato; e na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

O termo de compromisso garante o encaminhamento da pauta emergencial e é considerado uma grande conquista do movimento, uma vez que garante a regulamentação imediata do PCCV dos docentes, com data prevista para até o dia 31 de janeiro, questão pendente há cinco anos; destinação de 1o milhões para assistência estudantil para cada universidade, com depósito previsto para o dia 27 de janeiro; concurso público a ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano, com número de vagas a ser definida no seminário; e, por fim, a ampliação da estrutura física do campus da UECE em Itapipoca, triplicando a atual estrutura, assegurando ambiente climatizado e a expansão da oferta com mais um curso - que pode ser mais, de acordo com diagnóstico do seminário.

Eudes Baima, vice-presidente da Sinduece, seção sindical do Andes/SN, presente na reunião com o governo, avalia que "o termo representa uma das maiores conquistas do movimento grevista, tocando em questões substanciais para a valorização e fortalecimento das três universidades estaduais". "Agora é o momento de nos prepararmos para os seminários e avançar nas conquistas, como financiamento, autonomia e democracia na universidade, diz Elda  Maciel, Presidente da Sinduece".

Notícias relacionadas

Governo firma acordo com representantes das universidades estaduais

Docentes da UECE deliberam suspensão da greve e orientam conclusão do semestre letivo