Notícias

Ato público marca os dois anos da violenta desocupação do Pinheirinho. Com dois mortos e 1.800 famílias desalojadas, moradores cobram punição aos culpados

21 de Janeiro de 2014 às 13:27:00

Manifestação ocorre onde serão construídas as novas moradias para as famílias expulsas em 2012

Ex-moradores do Pinheirinho realizam, na quarta-feira (22), um ato para marcar os dois anos da violenta desocupação do terreno que deixou cerca de 1.800 famílias sem moradia em São José dos Campos. O evento será às 10h, no terreno onde serão construídas as casas destinadas aos ex-moradores, no bairro do Putim.

O ato também vai exigir reparação pelos danos morais e materiais sofridos durante a desocupação, ocorrida no dia 22 de janeiro de 2012, e punição dos culpados. A violência policial no episódio provocou duas mortes e uma série de outros crimes, que permanecem impunes. O terreno, no entanto, está abandonado, acumulando mato e lixo.

"A brutalidade vivida na desocupação deixou marcas profundas nos moradores da área. Por isso o Pinheirinho e sua luta continuam vivos, por justiça, reparação e para que essa violência não volte a se repetir", avalia Toninho Ferreira, advogado e um dos líderes do movimento.

*Com edição do ANDES-SN




Matéria relacionada: Questão fundiária de Pinheirinho começou com empresa de Naji Nahas. O problema fundiário na região começou quando a empresa do ex-megaespeculador comprou o local há 30 anos http://www.cartacapital.com.br/sociedade/terras-do-pinheirinho-ja-pertenceram-a-naji-nahas/