Notícias

Ministério Público Federal pede suspensão de tentativa de privatização do HU da UFS. Entre os pontos levantados está o impacto da empresa para o ensino, pesquisa e extensão e para a autonomia universit&aac

26 de Janeiro de 2014 às 17:59:47

Em audiência, MPF pede suspensão do contrato da UFS (SE) com a Ebserh



Após solicitação das entidades envolvidas na luta contra a privatização da saúde, o Ministério Público Federal (MPF) realizou, na tarde de quarta-feira (22), uma audiência pública no auditório do Hospital Universitário (HU/UFS) para debater a adesão da Universidade Federal de Sergipe à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Entre os principais pontos da audiência, coordenada pelo procurador da República Ramiro Rochkenbach, discutiu-se a situação dos atuais servidores do HU e dos novos empregados com a implantação da Ebserh na UFS e o impacto da empresa para o ensino, pesquisa e extensão e para a autonomia universitária.

Após apresentação e finalização das perguntas dos presentes no auditório, o procurador apontou as similaridades da Ebserh com os problemas que a Fundação Hospitalar trouxe para a Saúde em Sergipe, frisando que as promessas de melhorias feitas à época da implantação da fundação nunca aconteceram. "Sem um processo de amadurecimento da compreensão da Ebserh, é um dever levar a questão ao Poder Judiciário", disse Ramiro, que ainda pediu a suspensão do processo de implantação da Empresa e do concurso que está sendo realizado, enquanto não houver um debate ampliado sobre o assunto.

*Com edição do ANDES-SN

Fonte: Adufs - SE - Seção Sindical