Notícias

Estudantes da Uespi articulam campanha para nomeação de docentes.

27 de Fevereiro de 2014 às 12:33:42

Estudantes do curso de História do campus Rio Marathaoan da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) organizam uma campanha para exigir a nomeação imediata de professoras efetivas para a universidade no município de Barras, à 122km da capital. A articulação tem como objetivo a arrecadação de assinaturas de estudantes e da comunidade barrense para a nomeação de duas docentes classificadas no último concurso. A iniciativa é apoiada pela Associação dos Docentes da Uespi, Seção Sindical do ANDES-SN.

Para a coleta de assinaturas, o grupo criou um link para a petição online (acesse aqui). No texto que expõe os motivos da Campanha, os estudantes afirmam: "nós alunas e alunos do Campus Rio Marataoan, em especial os graduandos e graduandas do Curso de Licenciatura plena em História e demais integrantes da comunidade barrense abaixo-assinados demandamos do Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Piauí Nouga Cardoso Batista e do Excelentíssimo Governador do Estado do Piauí Wilson Nunes Martins a nomeação para este Campus das Professoras Pedrina Nunes Araújo e Iraneide Soares da Silva, classificadas no Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior da UESPI- Edital n° 003/2011".

O texto afirma ainda que o campus "conta atualmente com três turmas de História e nenhuma delas teve a oportunidade de ter aulas com professores efetivos com os quais pudesse estabelecer laços mais duradouros de ensino, pesquisa e extensão. Além da qualidade do ensino, a existência de professores efetivos em todos os cursos deste campus é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e extensão, atividade que atualmente não são desenvolvidas nesta unidade. Atualmente, o Campus Rio Marataoan possui apenas um professor efetivo, no Curso de Ciências Contábeis. É anseio da comunidade acadêmica e em geral garantir um quadro permanente e qualificado de docentes que garanta o desenvolvimento desta unidade e o cumprimento da função social da universidade".

O documento deverá ser entregue ao reitor da Uespi, Nouga Cardoso, por uma comissão de estudantes do campus na próxima quinta-feira (27). Os alunos convidam toda a comunidade acadêmica para participar da Campanha, a fim de agilizar as respostas das reivindicações por parte da reitoria e do governo do Piauí.

* Com edição do ANDES-SN

Fonte: Adcesp - Seção Sindical