Notícias

Prefeitura de Guarapuava suspende o transporte de estudantes da UNICENTRO que moram no distrito de Palmeirinha. Em entrevista, estudantes afirmam que poderão desistir de estudar por causa dos gastos

01 de Março de 2014 às 12:58:42

O transporte de estudantes universitários oferecido ao distrito de Palmeirinha e sua continuidade é parte das promessas e compromissos de campanhas eleitorais de candidatos a prefeito e vereadores. O transporte para estudantes era uma reivindicação antiga e representou uma conquista importantíssima da comunidade da Palmeirinha que se mobilizou muito para isso. A maioria dos moradores da Palmeirinha é de baixa renda.

Implantado em gestões anteriores à atual e há muitos anos, o transporte sempre manteve seu atendimento de forma ininterrupta. Este foi fundamental para que centenas de jovens daquele distrito pudessem ter acesso ao ensino superior e assim, superar as dificuldades sócio-econômicas de suas famílias. Entretanto, agora se alega que a responsabilidade pelo serviço é do governo do estado e foi suspenso. No momento, cerca de 55 jovens dependem do transporte para poder continuar estudando.

Veja matéria realizada pela Rádio Cultura:

Segundo a Prefeitura um novo ônibus está sendo adquirido e situação será normalizada até o dia 20 de março; Estudantes afirmam que podem desistir da universidade por causa de gastos



Baixar Áudio

Confira na reportagem de Luan Chagas. Para ouvir, clique no player acima.

Os universitários do distrito da Palmeirinha estão sem o transporte escolar do período da manhã. São estudantes da Unicentro que utilizavam um micro-ônibus todos os dias saindo às 6h30 da comunidade, porém com o aumento no número de pessoas, a prefeitura suspendeu até o dia 20 de março, a utilização de universitários. Segundo o responsável pelo transporte no paço municipal, um ônibus está sendo adquirido para levar todos os estudantes e a suspensão foi realizada porque o transporte para universitários seria de responsabilidade do estado e não da prefeitura.

A aluna Rayane Batista afirma que além da falta de transporte público, o coletivo normal não ajuda, já que o primeiro ônibus sai as 7h30 da Palmeirinha, quando começa as aulas na Unicentro. Rayane também afirmou que outros colegas já pensaram em desistir da universidade por causa dos gastos.

De acordo com o diretor de transporte, Roberto Bochne, um ônibus está sendo adquirido para o distrito, o que deve normalizar o transporte no dia 20.

O transporte público oferecido pela prefeitura todos os dias na Palmeirinha compreende estudantes de escolas públicas, privadas, universitários e professores das redes municipal e estadual de ensino.

Fonte: Rádio Cultura AM http://centralcultura.com.br/default.asp?id=29822