Notícias

Reitor da Unirio rompe compromisso com a comunidade universitária e convoca Consuni sobre Ebserh que privatiza o Hospital Universitário

10 de Março de 2014 às 01:06:19

Comissão dos três segmentos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) solicitou suspensão da sessão do Conselho

A comissão de representantes dos três segmentos universitários (docentes, técnicos-administrativos e discentes) da UNIRIO solicitou nesta quinta-feira (6) a suspensão da sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) marcada para a próxima terça-feira (11). A sessão tem como pauta única a apreciação da proposta de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Apesar de ter firmado compromisso com o movimento acadêmico, em audiência no dia 10 de janeiro, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca convocou a reunião para tratar da temática.

Viviane Narvaes, presidente da Associação dos Docentes da Unirio (Adunirio Seção Sindical), avalia como absurda a convocação da reunião do Consuni, com a pauta sobre a Ebserh. "O reitor rompe com todos os acordos, não dá encaminhamento a nenhum dos compromissos firmados com a comissão dos três segmentos e marca o conselho logo após o carnaval", conta.

A diretora da Adunirio lembra que, no início do ano, houve uma reunião com Jutuca, na qual o reitor se comprometeu, entre outras ações, a realizar uma visita conjunta com a comissão de docentes, técnicos e estudantes ao Ministério Público Federal para solicitar a conversão do MEC em réu de ação civil pública, mediante apresentação de documentos probatórios dos pedidos de concurso públicos para a contratação de servidores para o Hospital Universitário Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). "Não faz sentido convocar o Consuni antes dessa reunião no MPF, que já está agendada", observa Viviane.

Além da suspensão da sessão do Conselho Universitário, a comissão cobra a reativação do Conselho Gestor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG); o adensamento de uma proposta alternativa elaborada pela comunidade acadêmica; a promoção de eleição para a direção do HUGG; o envio de documento ao Ministério da Educação (MEC) em repúdio à culpabilização dos trabalhadores pela crise nos hospitais universitários; e o agendamento de uma audiência no MEC em conjunto com representantes dos três segmentos, conforme acordado com o reitor Jutuca, em janeiro.

Segundo Viviane, os representantes do movimento acadêmico aguardam a possibilidade de agendamento de uma reunião com a reitoria até segunda-feira (10). Confira aqui o documento entregue pela comissão dos três segmentos à reitoria da Unirio.

Saiba mais:
- Reitor da Unirio se compromete a cobrar concurso público para HUGG


- Mobilização barra Ebserh na Unirio

*Com informações da Adunirio SSind.