Notícias

UMA NOITE TRISTE NA UNICENTRO. Posição da ADUNICENTRO sobre a defesa da liberdade de expressão e livre manifestação na universidade

05 de Abril de 2014 às 04:57:59

A noite do dia 04 de abril de 2014 será lembrada como a "noite" em que o debate público foi substituído pela incompreensão do que seria de fato o papel de uma Universidade Pública.

Alguns fatos chamam a atenção em todo este episódio, o primeiro é o convite a um inimigo declarado dos professores estaduais que trabalham no Paraná. O segundo é a reação de parte dos estudantes contra o direito do contraditório e do debate público, principalmente no espaço público que é a Universidade Estadual do Centro-Oeste. O terceiro é o tema escolhido: ética na política. Uma escolha que confronta neste momento dois grandes grupos políticos do país, num debate acalorada e tenso que tem que ser feito, porém, precisa ter o contraditório.

Se o contraditório não estava na Mesa, que fosse feito da plenária, dando uma lição de democracia, lembrando que nunca será esquecido o ato de brutalidade no fatídico 30 de agosto de 1988, quando os trabalhadores em educação, que se encontravam em greve, lutando por melhores condições salariais e uma educação pública de qualidade, foram brutalmente reprimidos pelas tropas militares do Estado do Paraná, que na época estavam sob o comando do então Governador Álvaro Dias.

Não discutimos nesta nota quem estava falando, queremos sim abrir um debate sobre o livre direito de falar, mesmo que não concordemos em uma única vírgula com o que será exposto. A universidade pública é o local da diversidade de pensamento por natureza, onde todas as cores se misturam, todas as crenças e ideologias também, e o contraditório é feito através do debate público de ideias, somente assim avançamos na construção de uma Universidade cada vez mais pública, mais democrática e mais igualitária, direito de todos e dever do estado.

Somos intransigentes na defesa do direito de livre manifestação, entendemos que as entidades são autônomas e por isso respeitamos a decisão dos estudantes de realizar o protesto contra o Senador Álvaro Dias, porém, não temos acordo com a tática utilizada, do desrespeito ao papel da Universidade Pública, da tradição democrática que defendemos para a universidade, mesmo sabendo que muitas vezes não somos respeitados na nossa forma de pensar.

Este sindicato jamais irá concordar com qualquer ato que desrespeite o papel da Universidade Pública, construímos nossa história na defesa deste princípio, o da liberdade de expressão, e não aceitamos que nenhuma forma de censura seja imposta a quem quer que seja no espaço universitário, desde que não ofenda a princípios básicos garantidos por lei. Temos o direito de pensar diferente, porém, não podemos nos tornar intolerantes.

Entendemos os jovens, porém, queremos dialogar francamente com todos, este espaço é público, é de todos e deveríamos convidar não só o Senador Álvaro Dias, mas todos os senadores e deputados que representam o Paraná para lutar em defesa de uma Universidade Pública, que vem sofrendo ataques de todos os lados e todos os governos.

Desta forma, deixamos claro que nossa entidade não aceita nenhum tipo de impedimento do livre direito de manifestação.

Diretoria da ADUNICENTRO, Sindicato dos Docentes da UNICENTRO

Nota (2): Nota da Diretoria da ADUNICENTRO sobre os fatos lamentáveis que envolveram a presença do Senador Álvaro Dias na UNICENTRO http://adunicentro.org.br/novo/?p=5614