Notícias

Nota da Diretoria da ADUNICENTRO sobre os fatos lamentáveis que envolveram a presença do Senador Álvaro Dias na UNICENTRO

05 de Abril de 2014 às 05:01:22

Ontem, 04 de abril, a Unicentro recebeu o Senador Álvaro Dias (PSDB) como o objetivo de realizar debate sobre ética na política. Entretanto não conseguiu fazer sua fala em função da obstrução que os estudantes lhe fizeram. A diretoria da ADUNICENTRO se manifesta contrária a este método de atuação. Mais produtivo teria sido os estudantes interpelarem o Senador Álvaro Dias, que é aliado do Governador Beto Richa (PSDB) e do Prefeito César Silvestri Filho (PPS), no sentido de fazer a denúncia do descaso que vêm sendo praticado contra os estudantes e os cortes impostos à universidade.

Toda a comunidade de Guarapuava e Irati já tomou consciência das lutas estudantis pelo Passe Livre, pela estatização dos Restaurantes Universitários e por uma política séria de Assistência Estudantil. Os estudantes têm ido às ruas, ocuparam o prédio da reitoria, foram à ALEP, têm realizado manifestações sucessivas dentro e fora da UNICENTRO. Se por um lado não concordamos com o método adotado na noite desta sexta-feira (04), por outro entendemos que os fatos lamentáveis são uma resposta dos estudantes às sucessivas quebras de acordos e promessas feitas pelos governos municipal e estadual dos quais o Senador é aliado.

Ano passado, o Governador Beto Richa recebeu uma comissão de estudantes que ocupavam o prédio da reitoria e negociou a desocupação com a promessa de estatização dos RUs para o início de 2014. Não somente a estatização não ocorreu, como o subsídio que atendia cerca de 10% dos estudantes sofreu severos cortes.

Também no ano passado, os estudantes foram massivamente às ruas de Guarapuava e ocuparam o Terminal da Fonte três vezes em defesa do Passe Livre Estudantil. Houve duas reuniões com o Prefeito César Silvestri Filho, nas quais ele se comprometeu com a instalação do Passe Livre. Chegou o Prefeito a anunciar sua implantação para o início do período letivo de 2014, em entrevista ao jornal da RPC. Nova promessa descumprida e sem oferecer qualquer satisfação ou ofício à entidade representativa dos estudantes, o DCE, o prefeito simplesmente abandonou o diálogo com os jovens.

A presença do Senador Álvaro Dias na cidade era uma oportunidade para fazer a denúncia deste descaso todo, a falta de ética em prometer e não cumprir acordos, e comprometê-lo com a busca de investimentos que a lei aprovada no Senado, que iguala o transporte público a um direito social ao lado da saúde e educação passa a possibilitar.

Entretanto, optaram os estudantes por uma ação mais contudente que impediu o Senador de falar. Não concordamos com o método, mas entendemos a justiça das reivindicações e o fato de estarem muito irritados e indignados com as sucessivas enrolações.

Atitudes como a do Governador Beto Richa, bem como a do Prefeito César Silvestri Filho, quando prometem e não cumprem, fazem com que as pessoas percam credibilidade nos políticos, que podem desencadear em reações como as de ontem que cassaram a palavra do Senador. Ambos, Richa e Silvestri, têm sua parcela de responsabilidade nos atos que se sucederam ontem.

Diretoria da ADUNICENTRO, Sindicato dos Docentes da Unicentro




Nota (2) UMA NOITE TRISTE NA UNICENTRO. Posição da ADUNICENTRO sobre a defesa da liberdade de expressão e livre manifestação na universidade : http://adunicentro.org.br/novo/?p=5612