Notícias

Docentes das Universidades e Instituitos Federais paralisam atividades dia 21 de maio

16 de Maio de 2014 às 17:11:19

Os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) irão paralisar suas atividades no dia 21 de maio, conforme deliberação da última reunião do Setor das Ifes do ANDES-SN (confira o relatório). O dia será marcado por atividades das Seções Sindicais em todo o país e por vigílias nas cidades durante a reunião do ANDES-SN com o Ministério da Educação (MEC), marcada para o mesmo dia, para mostrar ao governo federal que a categoria está mobilizada e está acompanhando o resultado das negociações do Sindicato Nacional com a Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do MEC.

Os professores estão seguindo o calendário de movimentações políticas aprovado pelo Setor das Ifes, que indica que nessa semana a categoria deve se articular com técnico-administrativos e estudantes na luta pelas pautas locais. As Seções Sindicais também estão realizando assembleias para discutir as mobilizações do dia 21 de maio. Na próxima semana, as assembleias locais discutirão o indicativo de greve nacional dos docentes das IFES.

Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN, citou a importância da pressão política gerada pelas manifestações da categoria para que o governo responda positivamente na negociação do dia 21. "Vamos à reunião apresentar, como acordado, novos pontos para discussão com a Sesu.

Nossas propostas são consistentes, tem respaldo da categoria e esperamos que o processo avance para que produza resultados positivos o mais rápido possível sobre as condições de trabalho dos professores e sobre a qualidade acadêmica nas instituições federais de ensino", afirmou Marinalva.