Notícias

Funcionários e servidores técnicos do Hospital das Clínicas da UFPR paralisam as atividades

19 de Maio de 2014 às 14:17:36

Servidores da Funpar iniciam greve no HC; serviços são afetados


A greve deflagrada pela categoria às 7 horas já afeta os setores de coleta e de agendamento de consultas


Os funcionários do Hospital de Clínicas (HC) contratados pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) paralisaram seus serviços na manhã desta segunda-feira (19). A estimativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest-PR) é de que devem permanecer em seus postos de trabalho apenas 30% dos 916 trabalhadores vinculados à Funpar. A greve foi definida em assembleia realizada na última sexta-feira (16).

A greve deflagrada pela categoria às 7 horas já afeta alguns serviços oferecidos pela instituição. A assessoria de imprensa do HC informou que, segundo um levantamento parcial, foram prejudicados os setores de coleta, agendamento de consultas e alguns ambulatórios. No entanto, nenhum destes locais parou totalmente de funcionar, porque houve remanejamento de trabalhadores que não fazem parte do movimento e de residentes do HC. O órgão informou que um balanço mais completo sobre os serviços afetados pelo movimento deve ser divulgado no início da tarde.

José Carlos de Assis, um dos diretores do Sinditest, informou que já está agendada para as 16 horas de hoje uma reunião entre o sindicato e representantes da UFPR na Justiça do Trabalho. A intenção é definir um acordo para que a paralisação da categoria não afete ainda mais o atendimento no Hospital, que já está prejudicado por conta da greve dos servidores federais, parados desde o dia 9 de maio.

No início da manhã, os trabalhadores participaram de uma assembleia geral para definir as mobilizações do dia. O Sinditest disse que entre os profissionais que pararam nesta segunda estão enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de áreas administrativas.

"A gente imagina que vai ser uma greve curta, porque o hospital já está fragilizado. Se continuar por muito tempo aí vai ser mais grave ainda", declarou Assis.

De acordo com ele, na manhã desta terça-feira (19) será realizada uma nova assembleia para repassar aos servidores contratados pela Funpar os resultados da reunião que acontecerá na Justiça do Trabalho. Se as propostas definidas não forem aceitas, a greve seguirá.

Concursados também estão em greve

Os servidores federais (concursados) do HC estão em greve desde o dia 9 de maio. A categoria paralisou as atividades no dia 20 de março, mas por ordem judicial teve que voltar ao trabalho no dia 18 de abril, após uma decisão da Justiça. No dia 9 de maio, após assembleia, os concursados retomaram a greve.

Agora, o movimento deve continuar em paralelo ao movimento dos funcionários da Funpar. De acordo com o Sinditest-PR, representantes da categoria participam na tarde desta segunda de uma reunião em Brasília, onde serão discutidas as reivindicações dos servidores técnicos federais de todo o país.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo