Notícias

Após pressão dos técnicos administrativos contrários à adesão do HC às Ebserh, Conselho Universitário da UFPR suspende reunião

05 de Junho de 2014 às 13:25:26

Conselheiros tentaram mudar local da reunião para manter votação da adesão do hospital à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) hoje, mas protesto impediu encontro. Não há data prevista para nova reunião


O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) suspendeu por tempo indeterminado a reunião que pretende definir sobre a adesão do Hospital de Clínicas (HC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O encontro, que a princípio ocorreria na manhã desta quarta-feira (4), na reitoria da UFPR, foi transferido para a tarde do mesmo dia na sede da Procuradoria Geral da República (PGR). Cerca de quinhentos manifestantes ficaram na porta do prédio e impediram a entrada dos conselheiros, e, no fim, foi decidido pela suspensão do encontro.




Antonio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Protesto na Reitoria contra a adesão do HC à EbserhSegundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, ainda não há uma data para que o tema seja deliberado pelo Conselho. "Não foi possível realizar o debate pela falta de pessoas", afirma. O Conselho possui 63 membros, o quórum mínimo para deliberar qualquer assunto precisa ser de 32. No começo da reunião, 45 conselheiros estavam presentes, mas integrantes que são contrários a Ebserh se retiraram do encontro.


Trabalhadores da Funpar realizam nova greve contra a adesão do HC à Ebserh

A reunião do Conselho Universitário da UFPR, que deveria ter ocorrido na manhã desta quarta-feira, motivou uma nova paralisação dos funcionários do HC contratados via Funpar. Aproximadamente 70% destes funcionários cruzaram os braços às 7 horas para protestar, principalmente, contra a adesão do HC à Ebserh. A assessoria de imprensa do HC diz, contudo, que 91 dos 916 funcionários que aderiram ao movimento, que causou o fechamento da central de agendamento de exames e consultas e que deixa alguns ambulatórios médicos sem secretários. O atendimento médico nestes ambulatórios segue normalmente.

Segundo divulgado no site do Sinditest-PR, a categoria entende que a adesão é prejudicial tanto para a categoria, quanto para a população usuária. "Caso a Ebserh seja aprovada pelo Coun na sessão do dia 05 de junho, a empresa fará as demissões de todos os trabalhadores fundacionais de maneira escalonada, conforme declaração do próprio Reitor Zaki Akel Sobrinho à imprensa", relatam na página do sindicato na internet.

Mesmo antes do início do movimento, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ricardo Bruel, chegou a sugerir, na terça-feira (3), que a greve dos 916 trabalhadores do Funpar que atuam no HC fosse declarada abusiva.

No entanto, a desembargadora Ana Carolina Zaina disse que iria aguardar a efetiva declaração do movimento para tomar uma decisão sobre o assunto. Por volta das 11 horas, ela ainda estudava se iria ou não declarar a greve como abusiva. A desembargadora deu um prazo para que o Sinditest se pronuncie formalmente a respeito da greve até às 14 horas desta quarta-feira (04).

Esta é segunda greve no ano deflagrada pelos trabalhadores do HC contratados via Funpar. No dia 19 de maio eles cruzaram os braços, masinterromperam o movimento um dia depois, após receberem propostas da UFPR durante reunião na Justiça do Trabalho.



"Vamos analisar com muita calma para definir uma nova data. Tenho um limite que a Justiça me impôs para definir isso", ressalta. O Tribunal Regional do Trabalho determinou que até o dia 19 seja votada a adesão à Ebserh. Caso a medida não seja cumprida a UFPR pagará multa de R$ 100 mil por dia. "Preparamos a reunião para que tivéssemos um longo debate sobre a Ebserh, mas infelizmente não foi possível. A força ganhou do poder de argumentação", lamenta Akel.

Funcionários vaiam conselheiros favoráveis à privatização

Na saída de alguns conselheiros os manifestantes vaiaram e gritaram palavras como "privatista". Um dos conselheiros chegou a trocar empurrões com manifestantes e a polícia foi obrigada a intervir. Os óculos de um dos manifestantes chegou a quebrar. Durante todo o protesto, polícias Militar e Federal estavam a postos para intervir, caso fosse necessário. Após a saída dos conselheiros, os manifestantes fizeram uma passeata em direção ao prédio da Reitoria.

Protesto pela manhã

Desde a manhã desta quarta, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest-PR), que é contra a adesão, fez um ato em frente ao novo local de reunião para impedir o acesso de conselheiros aos locais de reunião. A Polícia Militar manteve agentes nos dois locais para monitorar a situação, mas até o meio da tarde não tinha estimativa de quantas pessoas participavam da manifestação.

O Sinditest-PR informou que cerca de 300 pessoas participaram do protesto. Os manifestantes reclamavam, principalmente, do fato de o encontro dos conselheiros ter sido convocado para um lugar fora da universidade.

Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, não havia como colocar os conselheiros para dentro da reitoria, pois alguns manifestantes os esperavam com ovos nas mãos.

O Sinditest-PR contesta a informação repassada pela universidade de que os manifestantes bloquearam os acessos da reitoria. Conforme a entidade, a entrada no prédio foi inviabilizada por seguranças privados da instituição, o que indicaria uma "estratégia política para desvirtuar o movimento dos trabalhadores". Cerca de 500 pessoas, segundo o sindicato, participaram do protesto.

Com informações da Gazeta do Povo