Notícias

Crise nas Universidades Paulistas. Docentes, funcionários e estudantes da Unicamp, Unesp e USP farão ato unificado nesta quarta (18) na Praça da Sé. Em greve desde 27 de maio, a comunidade universitária denuncia a intran

17 de Junho de 2014 às 14:00:28



Universidades estaduais paulistas promovem aula pública nesta quarta-feira (18)

Atividade unificada, que será realizada após cancelamento de reunião de negociação na última sexta-feira (13) pelo Cruesp, pede reabertura do diálogo e mais recursos para Educação no estado de São Paulo

Na próxima quarta-feira (18), o Fórum das Seis - representação de docentes, funcionários e estudantes da USP, Unesp, Unicamp e do Centro Paula Souza -, realizará a aula pública "Direito à educação e à saúde" na Praça da Sé, atividade unificada das universidades estaduais paulistas, em greve desde o dia 27 de maio, pela abertura de negociações e por mais recursos para a Educação no estado de São Paulo.

No último dia 13, sexta-feira, o Fórum divulgou um manifesto repudiando o cancelamento unilateral da reunião de negociação com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), marcada para a mesma data.

No documento, o Fórum afirma que mais uma vez prevaleceu a intransigência e o desrespeito do Cruesp, com a suspensão da reunião. "No momento em que uma forte greve obriga a pautar na mídia questões essenciais a essas instituições: falta de democracia, necessidade de transparência e insuficiência de recursos para manutenção e expansão de suas atividades-fim, o Cruesp cancela reunião de negociação, omitindo-se da responsabilidade de tratar com o Fórum das Seis de aspectos que, se sanados, permitiriam superar políticas inadequadas a que tais instituições têm sido submetidas há tempos".

O Fórum das Seis afirma ainda que a pauta de reivindicações protocolada em março foi organizada em fevereiro, e propôs reuniões de discussão e negociação em abril, tendo em vista a data-base de 1º de maio. "Apenas em 12/5, o Cruesp se dignou a marcar a primeira reunião para, sem qualquer interlocução, anunciar o "reajuste" de zero%. Repetiu o gesto poucos dias depois, em 21/5, encerrando a "negociação". E agora, com o cancelamento da reunião de 13/6, sem que nenhum fato novo tenha ocorrido, o Cruesp dispara seu terceiro zero. Desrespeito total!", ressalta no manifesto.

"É um acinte a postura do Cruesp de descompromisso e desconstrução dos fóruns de interlocução, necessários para construção de democracia interna e externa às universidades. É preciso acabar com essa arrogância, com essa subserviência ao governador e com essa intransigência a serviço de propósitos avessos à fundamentação e à objetividade que deve vigorar no ambiente acadêmico e na administração pública", conclui o Fórum no documento.

*Foto de Adunesp-SSind.