Notícias

Docentes da UNICAMP suspendem greve após concessão de abono em acordo com a reitoria. Já na USP reitoria corta o ponto dos funcionários e juntamente com a UNESP mantém greve iniciada a mais de dois meses

02 de Agosto de 2014 às 19:18:05



Na Universidade de São Paulo, parte dos funcionários foi informada sobre desconto por faltas no próximo pagamento





Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Unicamp: acordo foi primeiro avanço de negociação de pauta específica de uma universidade, que foi a demanda unificada de reajuste




Já na Universidade de São Paulo (USP), parte dos funcionários foi informada nos últimos dias sobre desconto por faltas no próximo pagamento.

Como protesto, os grevistas iniciaram um acampamento na frente do prédio onde será realizada, na semana que vem, a Feira de Profissões da USP.

A decisão dos docentes da Unicamp é de suspender a paralisação e voltar ao trabalho até setembro, quando os reitores retomam a discussão sobre o reajuste.

O abono, pedido pela associação de professores para cobrir a defasagem salarial desde maio, não se estende aos funcionários. Como ainda faltam reposição de classes e avaliações, o adiamento do início do segundo semestre letivo da Unicamp deve ser mantido.

Professores e funcionários das três estaduais pararam há dois meses contra o congelamento de salários, justificado pelos reitores pela crise das instituições, que gastam quase toda a receita com salários.

O acordo na Unicamp foi o primeiro avanço de negociação de pauta específica de uma universidade. Nas semanas anteriores, os grevistas queriam discutir só a demanda unificada de reajuste.

Pressão

Professores e funcionários da USP têm sido informados há uma semana sobre corte de ponto pelos dias parados. A reitoria deu autonomia a cada diretor para registro de faltas e descontos no salário.

A confirmação do corte de ponto acontecerá na próxima quarta-feira, data de pagamento dos servidores. Os principais afetados, segundo o sindicato da categoria, são os funcionários dos órgãos da administração central.

Na noite de quarta-feira, funcionários começaram a montar um acampamento na frente do Centro de Práticas Esportivas da USP, onde haverá a Feira de Profissões entre os dias 7 e 9 de agosto.

A ideia é colocar barracas para impedir a montagem do evento, que já foi confirmado pela reitoria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.