Notícias

Após mais de um ano e meio de adesão do HU da UnB à EBSERH a situação está piorando

28 de Agosto de 2014 às 18:13:26


O Hospital Universitário da Universidade de Brasília aderiu à EBSERH em janeiro de 2013. Conforme matéria do Bom Dia Brasil  [edição de 11/08/14], dos 19 leitos até agora apenas 08 estão funcionando! "A emergência de adultos tem 36 leitos, mas ainda não foi entregue à população. O problema: faltam médicos e recursos", diz a reportagem.

No debate do dia 24 de julho o superintendente do HUB, Heveraldo Sampaio de Carvalho, esteve no HC da UFPR para participar da mesa e defender a EBSERH. Entretanto, na recente matéria do Bom Dia Brasil ele diz: "A UTI foi concluída agora em julho e está funcionando parcialmente por falta de recursos humanos para poder usar plenamente todos os leitos".

Contraditoriamente, em entrevista à Gazeta do Povo no dia 09 de novembro de 2013, Heveraldo Sampaio diz que "Adesão à EBSERH só nos trouxe benefícios". Porque motivos o superintendente do HUB está se contradizendo e dizendo inverdades? É preciso perceber que interesses ele realmente está representando ao dar entrevistas ambíguas e ao tentar aparentar que está tudo bem com a entrada da EBSERH no Hospital Universitário de Brasília, quando na realidade o hospital continua definhando.

A ideia da solução mágica da EBSERH mostra-se cada dia mais enganosa. Onde a empresa entra a situação fica pior para a população e pior para os trabalhadores!

Veja trecho da entrevista:
Gazeta do Povo: "Quais os impactos positivos da adesão à Ebserh?"
Heveraldo Sampaio de Carvalho, superintendente do HUB: "Desde que a Universidade de Brasília assinou contrato com a Ebserh, em janeiro deste ano, a empresa vem trazendo diversas melhorias para o HUB. Entre elas, reformas estruturais de alguns setores, como a UTI do hospital, que deve ficar pronta neste mês, com a capacidade ampliada de seis para 19 leitos; a implantação da nova unidade de emergência, com ampliação de 12 para 72 leitos; a implantação de uma nova UTI clínica com 16 leitos na unidade de emergência; e a implantação de unidade coronariana; além de reformas em praticamente todo o hospital."

Gazeta do Povo: "E quanto à falta de pessoal?"
Heveraldo Sampaio de Carvalho: "No início do mês passado foram aplicadas as provas do concurso público que deve trazer ao HUB 1.102 funcionários, desde assistentes administrativos a médicos de diversas especialidades. Estes novos funcionários vão aumentar em muito a capacidade do hospital em prestar melhores serviços de saúde à população e a ensinar melhor o nosso aluno. Também é importante lembrar que a Ebserh está oferecendo a toda equipe de gestão do HUB um MBA em Gestão de Saúde que tem como objetivo aprimorar os serviços prestados à população. O curso é uma parceria entre a Ebserh e o Hospital Sírio-Libanês, uma das instituições de excelência do país. A capacitação, que deve durar dez meses, é realizada a distância, com encontros presenciais mensais em São Paulo. "

Caderno Vida e Cidadania, Gazeta do Povo. [09/11/2013]

Não à EBSERH! Plebiscito Já!



Debate no HC [24 de julho]. Na mesa, da esquerda para a direita: Peterson de Paula Pereira (Procurador Geral da República), Carla Cobalchini (Presidenta do Sinditest), Claudia Paola Carrasco Aguilar (Diretora do Simepar), Antônina Lélia Sanches  (Procuradora do MP), Zaki Akel Sobrinho (Reitor da UFPR, Flávio Tomasich (Diretor-Geral do HC), Ilson Iglésisas Gomes (representante da EBSERH) e Heveraldo Sampaio de Carvalho (Superintendente do HUB).



Veja na aqui a entrevista na Gazeta do Povo. [09/11/2013]

Veja na aqui a reportagem do Bom Dia Brasil. [11/08/2014]