Notícias

Universidades Estaduais do Ceará podem retomar greve para cobrar acordo não cumprido por governador Cid Gomes. Sistema cearense de ensino superior atende mais de 100 mil estudantes

05 de Setembro de 2014 às 19:18:20

As universidades estaduais cearenses estão mobilizadas para cobrar do governo do estado o cumprimento do acordo realizado durante a greve das universidades em janeiro de 2014, no qual o governador se comprometeu, entre outras pautas, a realizar concursos públicos para 577 vagas de professores efetivos. Oito meses depois do acordo, e ainda esperando que o governador Cid Gomes cumpra sua palavra, os docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) voltam a se mobilizar por seus direitos.

Silvia Monteiro, presidente do Sindicato dos Docentes da Ueva (Sindiuva - Seção Sindical do ANDES-SN), afirma que o momento é retomada de mobilização para cobrar o cumprimento do acordo. "Estamos indo às rádios e à universidade para convencer os professores a voltarem a se mobilizar por nossas pautas, como a realização de concursos públicos e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV)", afirma a docente.

Na Uva, uma assembleia será realizada no dia 10 de setembro, e os docentes debaterão a possibilidade de retornar à greve. Além das pautas gerais das estaduais cearenses, os professores da Uva também lutam pela realização de uma Estatuinte na universidade.

Já na Urca, a mobilização também tem aumentado. Francisco Augusto Nobre, presidente do Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca - Seção Sindical do ANDES-SN) afirma que o sindicato têm denunciado a posição do governo por meio de outdoors e idas às rádios, e que uma assembleia docente está marcada também para 10 de setembro. Na pauta, está a possibilidade de retomada da greve.

Uece

Uma assembleia docente da Uece realizada na terça-feira (2) deliberou pela realização de mobilizações em defesa da universidade por conta do não cumprimento de acordos realizados com o governo. A assembleia iniciou com o informe sobre a reunião dos três sindicatos dos docentes das universidades estaduais cearenses, Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece - Seção Sindical do ANDES-SN), Sindurca e Sindiuva com o governo estadual.

Os docentes avaliaram que a posição do governo de pedir às universidades que fizessem cálculos das cargas horárias dos docentes, para que se pudesse discutir a disponibilização de vagas para concurso, foi insuficiente, pois adia novamente a resolução dos problemas. Também foi lembrado que a ampliação do campus Itapipoca, também prometida pelo governo, segue sem acontecer.

Como forma de cobrar o governo estadual a cumprir o acordo da greve de janeiro, a assembleia decidiu por reuniões de docentes em todas as unidades da Uece que discutirão a possibilidade de retorno à greve. Outra assembleia docente está marcada para o dia 16 de setembro pela manhã.

"Esse é o momento da retomada da nossa mobilização. Queremos dar uma resposta à inércia do governador, que não cumpriu parte do acordo. É um descaso dele frente à luta das universidades estaduais. A nossa saída será a mobilização conjunta com as demais categorias da Uece, e com as demais universidades estaduais", afirmou Elda Maciel, presidente do Sinduece.

Elda ainda afirmou que o governador Cid Gomes está fazendo provocações absurdas às universidades estaduais, ao propor a redução das horas-atividade para aumentar as horas-aula dos docentes como forma de suprir a carência de concursos públicos. Segundo a presidente do Sinduece, a real solução, ainda que emergencial, para as três universidades estaduais é a realização é de concursos públicos para 577 professores, e não diminuir as horas-atividade e o tempo que o professor pode destinar à pesquisa e à extensão.

Leia aqui a moção aprovada no 59º Conad do ANDES-SN sobre as estaduais cearenses.

Imagem de Sinduece - SSind