Notícias

Universidades estaduais da Bahia farão paralisação na próxima semana

13 de Setembro de 2014 às 03:31:41

As universidades estaduais baianas farão da semana de 15 a 19 de setembro um momento de mobilização e lutas, contra o descaso do governador Jacques Wagner em relação à crise financeira do ensino superior no estado. Os docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizarão mobilizações nos dias 15 e 16, e paralisação nos dias 17, 18 e 19. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por conta do Congresso Estatuinte, que vai de 8 a 13 de setembro, a assembleia será segunda-feira (15).

A ação é uma resposta aos constantes ataques do governo estadual à educação pública superior. A última investida do governo foi a estimativa de corte de R$ 7,2 milhões em custeio e investimento para o orçamento das Universidades Estaduais Baianas (Ueba) do próximo ano. Se confirmada a previsão, apenas entre 2013 e 2015, as estaduais da Bahia sofrerão cortes nas rubricas citadas na ordem de R$ 18 milhões.

A Semana de Mobilização e Lutas foi debatida e indicada a partir da reunião do Fórum das 12 - frente que aglutina as entidades representativas de docentes, técnico-administrativos e estudantes das quatro universidades - realizada no dia 4, em Feira de Santana.

Os representantes do Fórum das 12 propõem ainda uma possível ocupação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a ser efetivada nos dias de paralisação. Caso ocorra, essa não será a primeira vez que os professores ocuparão a Alba. Provocado pelo mesmo governo, o movimento docente das Ueba fez greve de 78 dias, em 2011, também ocupando por uma semana a casa de leis, e só saiu do local após impor derrota ao governo.

A Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb - Seção Sindical do ANDES-SN) já decidiu em assembleia geral docente que a paralisação de três dias seja realizada com os portões da universidade fechados. A Associação dos Docentes da Uesb (Adusb - Seção Sindical do ANDES-SN) também aprovou a adesão à Semana de Mobilização e Lutas em assembleia realizada na terça (9). A Associação dos Docentes da Uesc (Adusc - Seção Sindical do ANDES-SN) deliberou a adesão às mobilizações e paralisação em assembleia geral realizada na quarta (10).

*Com informações e imagem de Aduneb-SSind.