Notícias

Professores da UERN conquistam reajuste salarial de 57,53%

09 de Outubro de 2014 às 02:00:48

Após cinco meses de negociações, docentes garantem percentual reivindicado

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aprovaram nesta terça-feira (7) em assembleia a proposta de reajuste salarial da categoria em 57,53%, parcelado em quatro anos. Após cinco meses de negociação, governo estadual acatou o percentual reivindicado pelo movimento docente, e propôs a divisão dos valores. Segundo a Associação dos Docentes da Uern (Aduern - Seção Sindical do ANDES-SN), os 57,53% viabilizarão o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos docentes.

De acordo com documento enviado pela reitoria à Seção Sindical, em maio de 2015 os professores devem receber a primeira parcela do reajuste, que equivale a 12,035%. Nos anos seguintes, o percentual se repete e, em 2018, o acordo se cumpre em sua totalidade, assegurando o PCCS da categoria.

"A categoria mostrou um grande interesse em negociar, inclusive quando atravessou longos cinco meses dialogando com o governo do estado e com a reitoria. Houve um amadurecimento de ambas as partes, que debateram sem a necessidade de mais uma paralisação na Uern. Com isso, reafirmamos nosso compromisso com a universidade e todos que fazem parte dela", comemorou o presidente da  Aduern, Valdomiro Morais.

Além dos ganhos salariais, a Seção Sindical na Uern também assegurou a luta por melhorias estruturais para a universidade. Durante a campanha salarial 2014, a Aduern pautou com veemência a defasagem de professores e técnicos na instituição, a complicada situação dos espaços físicos nos campi, as constantes crises financeiras vividas pela instituição, além da necessidade da democratização do direito de regime de trabalho da dedicação exclusiva.

Uma comissão de professores assumirá a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento das melhorias estruturais acordadas com a administração da universidade.

*Com edição do ANDES-SN