Notícias

UNIOESTE corrige cálculo incorreto do quinquênio dos docentes atendendo mudança solicitada pelo sindicato. ADUNICENTRO entrará junto à Unicentro com pedido de correção do cálculo. Reitor da UNIOESTE c

11 de Outubro de 2014 às 18:35:28

QUINQUÊNIO (Adicional por Tempo de Serviço - ATS)

A Adunioeste, Seção Sindical do ANDES-SN, confirmou por meio de nota, a decisão do Conselho Universitário da Unioeste referente ao pedido da entidade de que o cálculo do quinquênio dos docentes não estava sendo realizado na base correta e, assim efetuou a correção. Após o reconhecimento por parte do COU, de que a universidade estava processando o cálculo incorretamente, o mesmo aprovou a mudança. O reitor da Unioeste informou ao sindicato que o mesmo será pago em outubro caso a complementação orçamentária seja realizada no prazo previsto, ou no mês de novembro, caso haja atraso nesse repasse.

A Adunicentro, Adunioeste, Sindiprol/Aduel, Sinduepg, Sesduem e Sindunespar vinham gestionando junto à SETI a mudança na base de cálculo, por entender como incorreto o cálculo até então utilizado. Calculado apenas sobre o vencimento básico do docente havia evidente prejuízo financeiro a toda a categoria docente.

ENTENDA

A UNICENTRO, bem como as demais universidades estaduais (à exceção da UNIOESTE agora) calcula o pagamento do Quinquênio (Adicional por Tempo de Serviço - ATS) somente sobre o vencimento básico dos docentes, desconsiderando o Adicional por Titulação como parte dos vencimentos. O Adicional por Titulação (ATT) é pago aos docentes portadores dos títulos de especialista, mestre ou doutor e, portanto, é parte inalienável de seus vencimentos. Na prática, o docente deixa de receber no item "Adicional por Tempo de Serviço" 20% no caso do Auxiliar com especialização, 45% no caso do Assistente e 75% no caso das demais classes (Adjunto, Associado e Titular) do valor que é atualmente pago. Fica evidente que os docentes estão sendo prejudicados financeiramente mês a mês com a atual forma (incorreta) de cálculo dos quinquênios.

Face esta decisão do Conselho Universitário da UNIOESTE, a ADUNICENTRO irá tomar o mesmo caminho, dado que as negociações com SETI não tem avançado neste aspecto. Segundo o diretor da Adunicentro, Denny Willian da Silva, "Esta é uma importante conquista dos colegas da Adunioeste, a qual deverá ser estendida às demais IEES. Esta discussão ganhou maior volume junto à SETI durante as negociações da carreira em 2011 entre os sindicatos e governo, quando formou-se o grupo de trabalho, mas agora não estava avançando."  Assim, nesta segunda feira (13), o sindicato irá protocolizar igual solicitação ao COU da nossa UNICENTRO, para o qual espera o mesmo entendimento da UNIOESTE e implemente o cálculo correto do quinquênio imediatamente.

ACORDO

O Reitor da UNIOESTE também confirmou o pagamento índice de 7,14% referente ao acordo do conjunto dos docentes das IEES e o Governo do Paraná. O mesmo será efetuado na folha de outubro.