Notícias

Comissão da Verdade do ANDES-SN, que apura os crimes e perseguição da ditadura dentro das universidades, realiza Encontro Regional em Belém. A comissão conta com a participação do Prof. Hélvio A. Mar

21 de Outubro de 2014 às 23:49:10

A cidade de Belém (PA) sediará na quinta e na sexta-feira (23 e 24 de outubro) o Encontro Regional Norte e Centro-Oeste da Comissão da Verdade do ANDES-SN. O encontro, uma das etapas regionais preparatórias ao Seminário Nacional da Comissão da Verdade do ANDES-SN, terá lugar no Auditório do Setorial Básico I da Universidade Federal do Pará (Ufpa). O Seminário Nacional ocorrerá em Brasília (DF), do dia 5 ao dia 7 de dezembro.

O tema do Encontro Regional é Universidade e Ditadura Empresarial-Militar na Amazônia. Três mesas servirão de base para o debate. A primeira terá como foco o massacre indígena na região durante a ditadura. A segunda, os reflexos das políticas da ditadura na região, mais especificamente nos estados criados há menos tempo, como Acre, Rondônia e Roraima. A terceira mesa debaterá a ditadura dentro das universidades da região.

Antônio José Vale da Costa, 1º vice-presidente da Regional Norte I do ANDES-SN e um dos membros da Comissão da Verdade do Sindicato Nacional, afirma que as expectativas para o encontro são de discutir as ações e consequências da ditadura empresarial-militar na região, dentro e fora das universidades. "Realizaremos o encontro durante a semana para possibilitar também a participação de professores e estudantes que estejam na universidade e queiram discutir o tema", ressalta o docente.

Costa também lembra que os encontros regionais servem como preparação para os debates do Seminário Nacional da Comissão da Verdade do ANDES-SN. Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ) sediarão os demais encontros regionais, respectivamente, do Nordeste e do Sul-Sudeste, a serem realizados no mês de novembro.

Segundo o Dr. Hélvio Alexandre Mariano, membro da comissão nacional e professor do Departamento de História da UNICENTRO: "A tarefa consiste em jogar luz no interior das universidades, locais em que o regime militar não apenas prendeu e fez "desaparecer" algumas lideranças de oposição e intelectuais, mas também instalou verdadeiras sucursais da ditadura, que cumpriam a tarefa de realizar um controle ideológico nas instituições de ensino superior".

Confira aqui a programação e o cartaz do encontro.