Notícias

PDE da UEL é suspenso por falta de repasses da SETI e SEED. A insatisfação com o comportamento do governo tem feito docentes desistirem do programa. No início de 2014 os docentes da UNICENTRO também haviam paralisado as

06 de Novembro de 2014 às 11:25:27


As atividades do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) estão suspensas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O comunicado encaminhado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) foi elaborado na última segunda.



A equipe ressalta a dificuldade de dar continuidade aos trabalhos e se queixa de recursos atrasados do ano de 2014, referentes às turmas 2013 e 2014. A exigência é de que os repasses sejam colocados em dia.

O comunicado cita duas secretarias estaduais. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Os professores apontam que até a data da elaboração do documento, a SEED não estava cumprindo integralmente o cronograma financeiro dos Planos de Trabalho referentes às turmas 2013/2014 e 2014/2015 estabelecidos e aprovados.

Por vez, a equipe do PDE/UEL indica também que a SETI não tem repassado os recursos referentes à Taxa de Bancada para aquisição de materiais permanentes e equipamentos para a realização das atividades inerentes ao projeto.

"O não cumprimento financeiro do Plano de Trabalho tem causado grande insatisfação e mesmo desistência entre os docentes da UEL sem continuar desenvolvendo as atividades do PDE, e gerando constrangimento em fazer convites a novos participantes, visto que a insegurança financeira não estimula os colaboradores", enfatiza o documento assinado pelos representantes de toda as áreas e pela equipe PDE/UEL.

Em resposta ao Portal Bonde, o grupo de gestores do PDE na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, juntamente com representantes da Secretaria de Estado da Educação, informou que está administrando a situação para agilizar a regularização dos pagamentos.

O pró-reitor de extensão da UEL, Sérgio Arruda, esclareceu que os professores responsáveis pelo PDE recebem dois pagamentos durante o ano, realizados nos finais de cada semestre. No entanto, os profissionais ainda não receberam o primeiro repasse do governo, referente ao primeiro semestre de 2014. "Eles estão preocupados e paralisaram as atividades, que são realizadas fora das disciplinas curriculares. Os professores aguardam a regularização por parte do Estado", explicou.

Os docentes do PDE ministram aulas para as turmas do primeiro e segundo ano do PDE, que beneficia professores do ensino fundamental e médio com a mudança de nível no plano de carreira. "Além disso, o PDE também colabora com melhorias no próprio ensino, o que é importante na formação dos alunos", acrescentou. Desde 2007 a UEL já atendeu 11 mil docentes.


Com informações de O Bonde - Londrina

Notícia relacionada: Docentes da UNICENTRO paralisam atividades do PDE. Reunidos nesta sexta (28), orientadores e coordenadores emitiram manifesto em que exigem imediato repasse de verbas para investimentos; pagamentos de cursos já realizados e; alterações na estrutura do PDE após o que, retornarão às atividades http://adunicentro.org.br/novo/?p=5550