Notícias

Governo Beto Richa não efetua repasses ao Hospital São Vicente de Paulo e este suspende atendimento ao funcionalismo público conveniado do SAS. Categoria docente será convocada, na próxima semana, a Assembleia Geral para

11 de Novembro de 2014 às 18:29:32

A partir desta terça (11) o Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava suspende os atendimentos do SAS (Serviço de Assistência à Saúde). A decisão foi tomada durante reunião realizada na tarde de hoje. De acordo com o Provedor Rui Primak (foto), o motivo é a falta de repasse dos recursos mensais por parte da Secretaria Estadual da Fazenda (Sesa). "Estamos com três meses de atraso, incluindo novembro. Os serviços terceirizados de exames, imagens, laboratórios, consequentemente, também estão sem receber".

O SAS atende o funcionalismo público estadual, incluindo servidores do Ministério Público, de Guarapuava, e das bases de Laranjeiras do Sul e Pitanga. O repasse mensal hoje é de R$ 30 por vida para consultas médicas,  exames laboratoriais e cirurgias. O montante repassado é de R$ 534 mil por mês, o que gera um crédito atrasado de mais de R$ 1,5 milhão. "Atendemos uma média mensal de 10 mil pacientes  e não temos mais como segurar essa situação de atraso". Segundo Rui Primak, não há previsão para que o São Vicente volte a atender o SAS. A parceria acontecia desde 2011.

O Hospital também se ressente com atrasos dos repasses mensais do SUS (Serviço Único de Saúde), que é a maior demanda do atendimento do hospital filantrópico.  Hoje, cerca de 80% do atendimento é feito a pacientes do SUS. "Havia a perspectiva de paralizsção dos atendimentos do SUS, mas como o Governo Federal já está repassando alguns valores, o atendimento continua normalmente", disse Primak. A dívida do SUS é de R$ 2,5 milhões, incluindo novembro.

Fonte: Rede Sul de Notícias

LEIA TAMBÉM: Unicentro não recebeu 50% dos recursos de custeio previstos para 2014. O Governo Beto Richa não repassou R$ 4,5 milhões, dos R$ 10,9 milhões que são previstos para todo o ano. No início de 2014 a Unicentro estava incapacitada de realizar novos investimentos e acumulava obras paralisadas por falta de pagamento http://adunicentro.org.br/novo/?p=6378

Face a sucessivos cortes de verbas, rompimentos de acordos sobre assistência estudantil e falta de repasses para pagamento de bolsas, estudantes da UNICENTRO convocam assembleia geral. Bolsistas da Fundação Araucária também sofreram cortes http://adunicentro.org.br/novo/?p=6367