Notícias

Assembleia dos Docentes da UNICENTRO aprova indicativo de GREVE para o início do ano letivo de 2015

06 de Dezembro de 2014 às 18:52:35

Os docentes da UNICENTRO se reuniram nesta quarta-feira (03/12) no grande Auditório do CEDETEG para discutir e deliberar sobre a situação de cortes orçamentários aplicados à UNICENTRO neste ano de 2014 e sobre as perspectivas de maiores cortes e dificuldades adicionais previstas para 2015.

Após cerca de uma hora de debate, os docentes da Universidade deliberaram, por unanimidade, por APROVAR INDICATIVO DE GREVE para o início do ano letivo de 2015.

Causa grande desconforto entre os docentes, que o Governador  Beto Richa repita com insistência que o ensino superior não é obrigação do estado. Ao se reportar desta forma, trata as universidades e seus docentes com desrespeito. Se não é obrigação, o estado não deveria tê-las criado, mas tendo-as criado passa a ter responsabilidade sobre a sua manutenção. Não deve o Governador Beto Richa deixar de saber que as Universidades Paranaenses são responsáveis pela implementação e condução de uma enormidade de programas sociais, ambientais, educacionais e de saúde deste mesmo governo que, sem as IEES teriam alcance pífio. São fundamentais para o desenvolvimento econômico do Paraná e os docentes estão dispostos a fazer a defesa delas.

VEJA ALGUNS DADOS DA IMPORTÂNCIA DAS UNIVERSIDADES PARA A ECONOMIA DO PARANÁ

Impactos sobre a geração de renda no Paraná devido à existência das IEES*

De cada real gasto em razão da existência das IES, é gerado um adicional de renda de R$ 1,34 na região onde está instalada.

Impactos sobre a geração de emprego no Paraná devido à existência das IEES*





Cada emprego direto existente em virtude da existência das IES estaduais outros 1,53 empregos são gerados na região onde está instalada.

Fonte: *ROLIM, C.; KURESSKI, R.  Impacto Econômico de Curto Prazo das UniversidadesEstaduais  Paranaenses - 2004 REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.112, p.111-130, jan./jun. 2007