Notícias

Greve das universidades estaduais do Ceará já se aproxima de três meses

08 de Dezembro de 2014 às 13:43:19

A greve das três universidades estaduais cearenses já se aproxima de três meses de duração, e segue sem perspectiva de negociação com o governo estadual. Os docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) estão paralisados para cobrar do governador o cumprimento do acordo que encerrou a greve anterior da categoria, em janeiro de 2014.

O acordo descumprido previa, entre outros pontos, a realização de concursos públicos para 577 docentes. "Em setembro desse ano, o governador Cid Gomes sinalizou novamente para a possibilidade de cumprimento do acordo, mas terminado o segundo turno das eleições não tocou mais no assunto, nem recebeu mais os grevistas", afirma Epitácio Macário, 2º vice-presidente do ANDES-SN e um dos coordenadores do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes).

Macário aponta que os docentes das três universidades em greve fazem agora pressão para reabertura de negociação com o governador eleito, Camilo Santana. "Temos tido conversas com o governador eleito. No dia 14 ele se comprometeu a assinar um documento afirmando que tinha compromisso com nossas pautas, mas não o fez. No dia 26 tentamos novamente, mas ele afirmou que só negocia em janeiro", diz o docente.

Os docentes grevistas elaboraram um documento intitulado "Por uma política de estado para as universidades estaduais do Ceará", que foi entregue à equipe do governador. Epitácio Macário ressalta que a greve continua nas universidades e que em janeiro, quando o novo governador assume, os docentes ampliarão a mobilização de rua para serem recebidos e atendidos pelo governo do estado.

Acesse aqui o documento "Por uma política de estado para as universidades estaduais do Ceará".

*Imagem de Sinduece-SSind.