Notícias

Campanha salarial dos Servidores Público Federais será definida na Plenária em janeiro

10 de Dezembro de 2014 às 22:17:22

O Seminário dos SPF e a reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas - Central Sindical e Popular, ocorridos no mês de novembro, definiram ações para os servidores públicos em 2015. Na avaliação dos participantes, o próximo ano promete ser de intensas mobilizações.

Nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro de 2015 será realizada a Plenária dos SPF, data definida no Fórum das Entidades, para definir os eixos da campanha salarial, as pautas das lutas gerais do Fórum e a agenda de mobilização para o ano de 2015.  "A realização do Seminário em novembro foi uma vitória, e conseguimos rearticular o Fórum através das entidades, buscando fazer uma campanha salarial mais forte em 2015, com muito mais expressão do que em 2014. A ideia é realizar a Plenária no final de janeiro e fechar os sete pontos de acordo entre os servidores públicos federais e os que estão em divergência, consensuar agora na Plenária", explica Amauri Fragoso, 1° tesoureiro do ANDES-SN e Encarregado de Relações Sindicais. O Fórum das Entidades dos SPF está organizando a estrutura do evento.

Na Plenária será discutida e consensuada a pauta para a Campanha Salarial dos SPF de 2015 e a data para o seu lançamento com uma Marcha Nacional à Brasília. "Sabendo que as perspectivas são muito duras para este ano, o governo vai engrossar e vai fazer com que os servidores paguem a conta, o Joaquim Levy [novo ministro da Fazenda] já declarou que não terá gastos com os servidores públicos federais", disse Amauri, que ressalta que é preciso fortalecer a unidade dos servidores.

Construir uma atividade unificada dos SPF em Brasília, também foi tema da reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas - Central Sindical e Popular, realizada entre os dias 28 a 30 no Rio de Janeiro (RJ), que contou com a presença de entidades, oposições sindicais e movimentos sociais, e apontou os principais embates a se travar em 2015.

"Foi uma reunião muito boa, com mais de 250 pessoas, fizemos um balanço do ano de 2014, identificando os principais problemas. O diagnóstico foi de que o ano que vem será de muita dureza, pelas perspectivas da redução do Programa de Integração Social (PIS), do auxílio desemprego e saúde, a da redução da jornada de trabalho com redução de salário", ressalta Fragoso.

A reunião da CSP-Conlutas, em acordo com as ações do Seminário dos SPF, ressaltou a importância de organizar ações no Congresso Nacional contra a aprovação dos projetos que atentam contra os interesses dos trabalhadores do serviço público, como o PL 327/14, projeto de ataque ao direito de greve; a criação das fundações estatais de direito privado no âmbito do serviço público, PLP 92/07; e a perda de cargo público por insuficiência de desempenho, PLP 248/98; entre outros projetos.

O Setorial dos SPF da CSP-Conlutas apontou a necessidade de fortalecer a participação de todos os setores do serviço público federal na Plenária Nacional, convocada pelo Fórum de Entidades dos SPF. Para fortalecer esta unidade, propôs a realização de Seminários Estaduais, reproduzindo o Seminário Nacional, dos SPF discutindo as propostas que foram encaminhadas no Seminário. (Circular 227/2014).

Antecedendo a Plenária dos SPF, o ANDES-SN convocou reunião do Setor dos Docentes das Ifes, com o objetivo de discutir o eixo, a pauta e a agenda da campanha salarial dos SPF a ser levada pelo Sindicato Nacional à Plenária. (Circular nº 240/2014)

Segundo André Rodrigues Guimarães, 1º vice-presidente da Regional Norte II e um dos coordenadores do Setor das Ifes, neste momento é preciso dar continuidade ao que foi feito no Seminário e pautar a Campanha Salarial dos SPF nos estados. "É importante que as nossas seções sindicais e as secretarias regionais do ANDES-SN se articulem e repliquem nos estados e com as demais entidades dos SPF, nos moldes do Seminário Nacional, os Seminários Estaduais. Esta movimentação será importante para  mobilizar o conjunto de outras categorias - independente das suas vinculações com centrais sindicais - para construir a campanha salarial pela base unificada e que represente os interesses do conjunto dos servidores públicos federais. Fortalecer a unidade dos SPF, em cada estado e nacionalmente, é fundamental para barrarmos em 2015 os ataques ao serviço público e aos direitos dos trabalhadores".