Notícias

Protesto de estudantes e professores na UEL ofusca a presença do Governador Beto Richa e Secretário da SETI. Manifestantes questionam corte de verbas e falta de assistência estudantil

10 de Dezembro de 2014 às 23:13:29


Ricardo Chicarelli/Equipe Folha





Na manhã desta quarta-feira (10), estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) protestaram contra cortes de verba nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) em frente ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina, local onde o governador Beto Richa abriu os trabalhos do Governo do Estado. A concentração também contou com a presença de professores do ensino médio.


Ricardo Chicarelli/Equipe Folha

Ricardo Chicarelli/Equipe Folha



Os manifestantes exigem o pleno funcionamento da universidade com dinheiro público e livre da privatização. Eles também questionam o discurso de crise de arrecadação e reivindicam uma série de medidas: o imediato repasse do orçamento às IEES-PR; a abertura de concursos públicos; política efetiva de permanência estudantil para todas as IEES-PR, com RU a preço acessível e de qualidade; moradia estudantil de qualidade e com vagas suficientes; ampliação das bolsas de pesquisa/extensão; autonomia universitária com gestão democrática e participativa e financiamento integralmente das IEEs pelo Estado, com verba pública.

A manifestação foi marcada por uma confusão envolvendo Rubens Caldarelli, filho do ex-vereador Oswaldo Caldarelli, e uma estudante do Serviço Social da UEL.

Os universitários faziam um cordão humano e tentavam impedir a entrada de pessoas no Iapar quando Caldarelli pegou um guarda-chuva e agrediu a universitária Thais Ferreira. Ela sofreu cortes na mão e foi à delegacia registrar boletim de ocorrência. Além disso, Caldarelli ofendeu verbalmente o fotógrafo da Folha de Londrina, Ricardo Chicarelli, que tentava registrar a agressão. Rubens foi encaminhado ao 6º Distrito Policial (DP) por policiais militares.




Ricardo Chicarelli/Equipe Folha de Londrina

Ricardo Chicarelli/Equipe Folha



Diálogo

O secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, dialogou com os estudantes e prometeu aumentar em 15% a verba de custeio das universidades em 2015. Em breve entrevista coletiva, Richa defendeu o pacote de austeridade aprovado ontem pela ALEP e disse que protestos de estudantes "sempre irão acontecer".

Ricardo Chicarelli/Equipe Folha





Ricardo Chicarelli/Equipe Folha



(Atualizado às 12h06)(Com informações dos repórteres Vitor Ogawa e Lúcio Flávio Bortoti, da Folha de Londrina).