Notícias

Depois da FAP fechar as portas, o campus Paranaguá da UNESPAR toma a mesma decisão e suspende atividades

17 de Dezembro de 2015 às 01:02:41

Depois da paralisação das atividades da antiga FAP, atual campus Curitiba II da Unespar, o campus Paranaguá da mesma instituição também decidiu encerrar as atividades pedagógicas de 2015. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (16). Ambos enfrentam problemas com o atraso do repasse de verbas do governo do Paraná e alegam não ter condições de continuar as atividades.


A decisão, em Paranaguá, foi tomada pelo Conselho de Campus, após o anúncio de que a empresa responsável pelos 14 funcionários terceirizados, que fazem a limpeza e segurança do prédio, não está recebendo as verbas necessárias do governo há dois meses. Até o momento, a empresa honrou os pagamentos aos funcionários, mas, segundo a Unespar Paranaguá, não tem mais condições de arcar com o ônus do atraso do Estado.


Veja também
Unespar, antiga FAP, paralisa atividades em campus de Curitiba por falta de pagamento
Corte no orçamento da Unespar deixa alunos sem materiais de higiene em Paranaguá
As atividades pedagógicas, reuniões e eleições de coordenadores de curso que ocorreriam nesta quinta-feira estão suspensas e serão remarcadas após a resolução do problema. Ainda nesta quinta-feira (17), está programada uma reunião, em Curitiba, com representantes do Conselho Universitário da Unespar. “Essa reunião vai ter representantes de todos os campi e será decidido se os outros também vão parar”, explicou o diretor da Unespar Paranaguá, professor Cleverson Molinari de Mello. Segundo ele, o governo não definiu uma data para quitar os débitos.


No dia 30 de novembro, os alunos de Paranaguá denunciaram que o campus estava sem dinheiro e faltava até papel higiênico nos banheiros. Na época, eles também lembraram que, do orçamento enviado pelo governo, havia apenas R$ 6 para pagar os funcionários terceirizados.


Quando a antiga FAP paralisou as atividades, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) – responsável pela administração das sete universidades estaduais paranaenses – confirmou, via assessoria, que as instituições enfrentam dificuldades financeiras. A Seti disse estar “empenhada para resolver essa situação o mais rápido possível”. Fonte: Gazeta do Povo