Notícias

Representação sindical docente - proposta de unificação estadual entra em discussão nas universidades do Paraná

10 de Novembro de 2017 às 15:12:45

As direções das entidades sindicais representativas da categoria docente de cinco das Universidades Estaduais do Paraná (Sindiprol/Aduel, Sesduem e Adunicentro) iniciaram conversações acerca da possibilidade de ser criada uma entidade sindical estadual e unificada. Sem prejuízo da adesão das demais universidades ao debate, a UEL, UEM, UNICENTRO, UENP e parte da UNESPAR levarão a discussão junto à categoria docente para que avalie a proposta e delibere.


O entendimento é que, diante do quadro cada vez mais difícil e complexo das investidas do governo, a atual estrutura sindical não tem dado conta de fazer a necessária resistência e avançar. Unidos, dentro de uma outra estrutura organizativa (preservadas as questões locais) seríamos uma das maiores entidades sindicais do Paraná. Teríamos maior peso político e unidade na análise de conjuntura, elaboração das políticas, estratégias, ações e negociação com o governo.


Uma entidade sindical estadual pode contribuir para fortalecer a manutenção da integridade da carreira única e mesmo nível salarial entre as universidades, diante de um quadro de possível implantação de autonomia em que cada uma poderia ter remunerações distintas. Essa discussão, e possível unificação, respeitada as deliberações por assembleias, em nada fere os princípios do Andes e permanece respeitando o estatuto do sindicato nacional.