Notícias

Reunião em Brasília discute pauta do setor das estaduais e municipais do ANDES-SN. Financiamento e autonomia das IEES estão no centro das discussões e devem marcar atividades do sindicato junto às Assembleias Legislativa

08 de Abril de 2013 às 02:01:01

O setor das instituições estaduais e municipais de ensino superior (IEES/IMES) do ANDES-SN realiza o seu primeiro encontro após o 32° Congresso do ANDES nestes dias 5 e 6 de abril (sexta e sábado). Na pauta da reunião estão questões relativas à preparação do Dia Nacional de Lutas das IEES e IMES, 29 de maio, e a realização do encontro anual do setor, que detalha a implementação do plano de lutas para o ano seguinte. O encontro acontecerá no segundo semestre deste ano em data e local ainda não definidos.

Segundo a professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e integrante da coordenação do setor, Cíntia Xavier, as reivindicações acerca do financiamento e autonomia das universidades estaduais e municipais estarão no centro da pauta do Dia Nacional de Lutas das Estaduais e Municipais, 29 de maio. "A ideia é aproveitar o último dia que os estados têm para enviar às assembleias legislativas a Lei de Diretrizes Orçamentárias, 29 de maio, e provocar uma reflexão sobre o financiamento da educação pública, sobre a universidade que queremos", informa Cíntia Xavier.

Cíntia acrescenta que a passagem do dia 29 de maio pode desencadear paralisações em alguns estados e dias de mobilização em outros. "Outra proposta que está em pauta, e que devemos aprovar aqui, é a redação de um documento a ser entregue às Assembleias Legislativas ressaltando a importância e cobrando financiamento e autonomia às universidades estaduais e municipais", declara Cíntia.

A reunião destas sexta e sábado também deve definir data, local e temáticas do encontro anual do setor, que deve discutir o plano de lutas para o próximo ano. "Somos um setor com muitas características diferentes, patrões diferentes, é um pouco mais complexo. Apesar disso, a gente vem conseguindo acumular bastante, o setor vem se fortalecendo. Cada vez que realizamos um encontro conseguimos acumular debates unificados", completa Cíntia Xavier.

Fonte: ANDES-SN