Notícias

Data base dos servidores públicos do Paraná. Sem acordo na base aliada, liderança do governo recua na votação do projeto de reajuste parcelado para servidores. Matéria volta à discussão nesta sexta-f

22 de Maio de 2013 às 01:35:05




(Por Elizabete Castro) A liderança do governo recuou da decisão de votar o projeto de reajuste dos servidores diante de um movimento de expressivos setores da base do governo que passaram a apoiar a emenda da bancada da Oposição que prevê o pagamento em parcela única. A proposta do governo estabelece o parcelamento da reposição salarial de 6,49% em duas parcelas.
Líder do governo foi obrigado a recuar na votação - Foto: site Traiano


Na sessão desta segunda-feira, 21, o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), não conseguiu maioria na bancada para bancar a votação. A sessão foi suspensa duas vezes para negociações, até que o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), sugeriu a retirada da proposta para uma nova negociação com o governador Beto Richa (PSDB), que está no exterior e retorna na próxima sexta-feira, 24.

Traiano reconheceu a dificuldade da aprovação do parcelamento e concordou em adiar a votação. O líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), também aceitou o adiamento em favor da possibilidade de um acordo para o pagamento do reajuste de uma só vez.

O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O índice previsto corresponde ao IPCA dos últimos 12 meses. Inicialmente, o líder do governo alegou que o governo não tem condições de pagar a reposição em parcela única devido a "dificuldades de ordem econômica"  que teria herdado da administração anterior.  Depois do impasse, declarou que o governador está disposto a rediscutir a situação. " Telefonei para o governador e decidimos respeitar a vontade da maioria dos deputados. Vamos avaliar a reivindicação do funcionalismo de receber o reajuste em parcela única", disse o deputado.



Foto: Sandro Nascimento