Notícias

A UNESPAR/Fecilcam sediou nesta quinta-feira (23) Audiência Pública para discutir a sede da Reitoria da Universidade. Evento em Campo Mourão reuniu, além de docentes, estudantes e funcionários, diversas lideranças

25 de Maio de 2013 às 02:00:24

Houve a presença das professoras Mary Falcão e Simone Sartori Jabur, representantes do SINDUNESPAR, seção sindical do ANDES-SN; Claudinei Antonio Minchio, vice-presidente da COMCAM, representando todos os prefeitos da nossa região; Richard Dickerson, representando a ACAM 12; o assessor parlamentar e representante da Vereadora Vilma; Nelson Turek, representando a Deputada Marla Turek; representantes do COU (Áurea Viana, Frank Mezzomo, Celso Grigoli e Dalva Helena de Medeiros); o diretor da Unespar Fecilcam, Éder Rogério Stela; André Luiz Alves, representando os estudantes; Prof. Willian Beline, representante sindical da Adunioeste, seção sindical do ANDES-SN em Campo Mourão; docentes e estudantes em geral e representantes da imprensa local.
O diretor Éder Rogério Stela fez uma retomada histórica explicando aos presentes toda a trajetória da Unespar desde sua criação em 2001 e o processo de credenciamento a partir de 2010. Enfatizou o valoroso papel do COU - Conselho Universitário da Unespar - em todo o processo de credenciamento e aprovação dos documentos exigidos, na elaboração e aprovação do Regulamento de Eleição de Reitor, na homologação do resultado da eleição do Reitor Antonio Carlos Aleixo. Explicou à todos que o COU, o órgão decisório máximo da universidade, com representantes de todos os campi definiu a sede em Curitiba, evitando disputas que pudessem intervir no processo de transformação em universidade e também por ser considerada a capital do Estado o local mais adequado operacionalmente para a sede da reitoria.
Depois, todos os representantes e demais presentes que desejaram fazer uso da palavra, reiteraram o apoio à autonomia universitária e à decisão do COU, não houve nenhum posicionamento contrário à sede em Curitiba.
O Sr. Nelson Turek, ex-prefeito de Campo Mourão, na ocasião reprentando a Deputada Marla Turek, garantiu, em nome dela, que o seu voto na assembleia será pela sede em Curitiba, respeitando a decisão do COU porque nesse momento o mais importante é criar a universidade de modo que a mesma contribua para o desenvolvimento de todas as regiões onde existem seus campi.
Após as manifestações de apoio passou-se para os encaminhamentos, definiu-se que estamos em mobilização e que todos: docentes, acadêmicos, autoridades e cidadãos em geral devem se manifestar, conversando com seus representantes no município, vereadores, deputados e manifestações na imprensa e redes sociais, realizando abaixo assinados, entre outras ações.
Os estudantes da Fecilcam realizaram hoje (24) um ato na hora do intervalo à noite em que  manifestaram apoio à Autonomia Universitária e à decisão do COU. No dia 27, a comunidade universitária volta a se manifestar em ato público.