Notícias

Artigo alerta que os pedidos de licença para tratamento de saúde entre docentes da pós-graduação têm aumentado e também compõem grupo de risco de doenças cardiovasculares. UNIMED e ADUNICENTRO

11 de Junho de 2013 às 13:26:10

Artigo do Prof. Dr. Otacilio Antunes Santana do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, mostra a relação entre produtivismo e adoecimento de docentes que atuam na pós-graduação.

.

Abaixo segue resumo do artigo publicado. A escolha dos docentes da pós-graduação como objeto do estudo não isenta os demais docentes das Universidades dos riscos relacionados à atividade de docente universitário no momento atual. Docentes que atuam nas mais diversas atividades dentro uma universidade vem demonstrando insatisfação e irritação com o crescente número de tarefas que têm sob sua responsabilidade. O entendimento de que quanto mais o docente estiver esclarecido dos riscos a que está submetido, maiores são suas possibilidades de se proteger da possibilidade de adoecer física e mentalmente. Também, o esclarecimento se torna fundamental pela capacidade de influir nos mecanismos institucionais e, portanto agir coletivamente. O enfrentamento ao problema não pode ser creditado ao indivíduo, tão somente, mas também na estrutura geral do trabalho docente e ao funcionamento dos órgãos de fomento e das universidades.

.

Para fazer este debate na UNICENTRO, a UNIMED/Guarapuava e a ADUNICENTRO estão organizando debate com a presença do palestrante Dr. Sílvio Ortiz no dia 19/06 (quarta-feira) às 19h30m, no auditório da UNIMED. Veja cartaz abaixo:

TÍTULO: Docentes de pós-graduação: grupo de risco de doenças

cardiovasculares

RESUMO. Os docentes de pós-graduação apresentaram aumento nos pedidos de licenças médicas, principalmente por sintomas ou sequelas de doenças cardiovasculares. Com isso, o objetivo deste trabalho foi, por meio de um questionário direcionado a professores de pósgraduação, quantificar entre eles quantos realizavam atividades físicas frequentes, dietas balanceadas e visitas médicas, e outros fatores, e comparar isso com: i) a ocorrência de intervenções cardíacas, doenças coronarianas e acidentes vasculares cerebrais; ii) o número de produção científica e o número de orientando médio por ano. Foram respondidos e analisados 540 questionários. A hipótese deste trabalho foi aceita, ou seja, quanto maiores o número de produção científica e o número de orientandos em média por ano, maiores foram as ocorrências médias de intervenções cardíacas, doenças coronarianas e os acidentes vasculares cerebrais (hemorrágico e isquêmico) em docentes de pós-graduação, principalmente, pela falta de dieta equilibrada e balanceada, de atividades físicas supervisionadas regularmente, e visitas médicas frequentes, justificados pela excessiva carga horária fora do expediente, para se manter os indicadores de qualidade dos cursos de pós-graduação e de seus currículos atualizados.

Palavras-chave: enfarte, AVC, produção científica

Leia o trabalho na íntegrahttp://www.cbpv.com.br/artigos/1334324416.pdf