Notícias

Docentes mantêm paralisação em dois campi da Unesp. Prevista para quarta-feira (19), plenária extraordinária da Adunesp discutirá a greve na universidade e a mobilização dos docentes

14 de Junho de 2013 às 20:40:36




A Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista (Adunesp), Seção Sindical do ANDES-SN, convocará para a próxima semana uma plenária extraordinária para discutir a questão da greve na Unesp e a mobilização dos docentes. Até o início da tarde desta sexta-feira (14), a paralisação dos professores permanece nos campus de Franca e de Assis e há indicativo de greve em outros campi. No Instituto de Artes e no campus de Marília, os docentes voltaram ao trabalho. Os técnico-administrativos da Unesp estão com  as atividades interrompidas em pelo menos 13 campi.

De acordo com o diretor da Adunesp, Antônio Luis de Andrade, a questão principal em relação à reivindicação dos professores e docentes está na isonomia das carreiras em relação às outras universidades estaduais - USP e Unicamp. A pauta unificada dos três segmentos - docentes, técnico-administrativos e estudantes -, representados pela Adunesp, Sintunesp e Conselho de Entidades Estudantis da Unesp e Fatec (Ceeuf), exige o Plano de permanência estudantil, com base nas reivindicações constantes na Pauta Unificada 2013; não ao Pimesp (Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista); a paridade entre os três segmentos nos órgãos colegiados da Unesp; reajuste salarial de 11% para servidores técnico-administrativos e docentes; isonomia de pisos e benefícios; e não à repressão aos movimentos sociais.

"As assembleias dos professores estão sendo realizadas em momentos diferentes em cada unidade. Nós tivemos vários indicativos de greve na plenária da Adunesp nos últimos 15 dias em função do quadro que se apresentava. Na última plenária, deliberamos manter a mobilização, mas retiramos o indicativo de greve das assembleias. Estamos fazendo uma nova plenária da Adunesp para semana que vem para discutir a questão da greve e a mobilização dos docentes", explica Andrade.

O diretor da Adunesp faz ainda uma avaliação sobre o processo de negociação com a Reitoria. "Conseguimos abrir uma negociação com a Reitoria na reunião conjunta. Os estudantes já estão negociando a pauta específica, os funcionários iam fazer uma reunião ontem (13) e nós temos uma nova reunião marcada para o começo de julho, e segue o indicativo de mobilização do Sindicato. Está previsto ainda um ato unificado no dia 27 na reitoria e na Assembleia Legislativa de São Paulo".

Dois atos públicos unificados estão previstos para o dia 27 de junho: Ato por democracia e isonomia nas universidades estaduais paulistas e no Centro Paulo Souza, às 9h, em frente à Reitoria da Unesp; e Ato por mais recursos para a educação, universidades estaduais paulistas e Centro Paula de Souza na LDO 2014, às 14h, na Assembleia Legislativa de SP.

Segundo Andrade, os técnico-administrativos tiveram uma reunião nesta quinta-feira (13) com a Pró-Reitoria de Administração e com o reitor Júlio Durigan. Os estudantes também tiveram reunião de negociação com a Pró-Reitoria de Gestão e com a Assessoria Jurídica da universidade. "De hoje (14) a domingo, os alunos terão uma reunião do Conselho de Entidades Estudantis da Unesp/Fatc (Ceeuf) em Marília. No dia 20, eles farão um ato em Araraquara por conta da repressão que ocorreu em 2007 com a realização de atividades ao longo do dia e discussão sobre a questão da criminalização dos movimentos estudantis. Araraquara é uma referência emblemática porque, em 2007, 109 alunos foram presos pela polícia, retirados do campus a força e levados para a delegacia", conta.

Para Andrade, a próxima semana poderá ser decisiva para os três segmentos. "Estão se abrindo as negociações, apesar do fato de que a nossa negociação com a reitoria só deve acontecer na primeira semana de julho. Com os estudantes, ela já está ocorrendo e acredito que já deve estar saindo algum encaminhamento da pauta dos alunos", diz.

Técnico-Administrativos
Na quinta-feira (13), o Sintunesp se reuniu com o reitor Julio Cesar Durigan e com o pró-reitor de Administração, Antônio Carlos Gameiro. A discussão teve como questão central a Portaria Prad de 4 de junho de 2013, que alterou a constituição do Grupo Permanente de Reestruturação do Plano de Carreira, e anuncia os oito membros do grupo.

De acordo com boletim publicado pelo Sintunesp no último dia 13, o reitor reafirmou a disposição em negociar com o sindicato no início de julho para discutir a isonomia e demais pontos da pauta específica do segmento.

O Sintunesp orientou os servidores a realizarem assembleias entre os dias 18 e 20 de junho para avaliar a resposta da Reitoria sobre a composição da comissão e definir as próximas ações. Na próxima segunda-feira (17), o Sindicato divulgará a resposta da Reitoria e novos indicativos às assembleias.

Leia mais: Greve conjunta mobiliza docentes, técnico-administrativos e estudantes na Unesp