Notícias

Prédio da Ufopa apresenta rachaduras e causa pânico na comunidade universitária após tremores

16 de Julho de 2013 às 15:53:47

O campus funciona em um prédio antigo de Santarém, que antes funcionava como um hotel. Em abril, o Sindufopa havia solicitado uma vistoria do prédio, após relatos de tremores

Na última sexta-feira (12/07), um incidente nas instalações do Hotel Boulevard, em Santarém, onde funciona sede provisória da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufop), causou pânico entre alunos, docentes e técnicos, que evacuaram rapidamente o prédio ao observar rachaduras em um dos andares. O Corpo de Bombeiros foi acionado de imediato e o local, chamado de "campus Amazônia" pela administração da universidade, ficará interditado até a próxima quarta-feira (17) para avaliação.

A situação foi, de certa forma, antecipada pelo Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Sindufopa/ANDES-SN). Segundo o presidente do Sindufopa, Luiz Fernando de França, desde abril o prédio vem apresentando problemas na estrutura e, depois de ouvir alguns relatos de tremores no prédio, por parte de alunos, professores e técnicos, o sindicato solicitou ao Corpo de Bombeiros uma vistoria. "O Corpo de Bombeiros não fez uma avaliação da estrutura, mas apresentou um parecer, em maio de 2013, dizendo que o prédio não possui projeto de combate a incêndio e controle de pânico, o que já é muito preocupante. Esse parecer foi encaminhado, pelo Corpo de Bombeiros, à Reitoria e ao proprietário do imóvel pelo Corpo de Bombeiros e até agora nós não sabemos se foi tomada alguma providência", relata o professor Luiz Fernando de França.

Alugado pela Administração Superior da UFOPA, o "hotel-universidade" é frequentado diariamente por cerca de 1.500 pessoas, entre estudantes, professores e servidores técnicos.  "É um prédio inadequado para atender às atividades de ensino. É um hotel, não foi construído para ser um campus universitário", ressalta o presidente do Sindufopa, acrescentando que se trata de um prédio antigo de Santarém, que foi alugado pela Reitoria da Ufopa para dar conta da demanda "de maneira improvisada". O prédio abriga o Instituto de Ciências da Sociedade, o Centro de Formação Interdisciplinar e alguns setores da administração da universidade, como a Pró-Reitoria de Ensino e a Pró-Reitoria de Extensão. "A própria Reitoria está se mudando para o espaço e soubemos, de forma extra-oficial, que a Reitoria pretende comprar o hotel para transformá-lo, de fato, no â??campus amazônicoâ??", afirma França .

Para o presidente do Sindufopa, este fato materializa as condições precárias de infraestrutura, de trabalho e de ensino vivenciada pelos estudantes e professores da Ufopa. "A situação da Ufopa não é diferente da situação boa parte das universidades brasileiras onde falta infraestrutura e há precarização das condições de trabalho. A situação do Hotel Boulevard é mais uma materialização deste processo de precarização, de ausência de estrutura mínima para o funcionamento adequado das atividades de ensino", completa Luiz Fernando de França.