Notícias

Controladoria Geral da União: 73% das prefeituras desviam recursos de fundo da educação. Levantamento revela que fraude se espalha na gestão do Fundeb

02 de Agosto de 2013 às 01:49:29

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que 73% das prefeituras fiscalizadas em 2011 e 2012 fraudaram processos de licitação para a compra de serviços e materiais de uso na rede pública de ensino. O mau uso dos recursos destinados pelo governo às escolas revela despesas incompatíveis com a finalidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), conforme aponta um relatório sobre a execução de recursos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A CGU não informou a lista de prefeituras que cometeram irregularidades. Para o órgão, a falta de fiscalização sobre recursos do Fundeb favorece as fraudes. O fundo transfere, anualmente, mais de R$ 100 bilhões para bancar salários de professores, compra de equipamentos e manutenção de atividades como a merenda e o transporte escolar. Em 46 dos 64 municípios que usaram dinheiro do fundo analisados pela CGU nos dois últimos anos, foram identificados problemas nas licitações, como direcionamento, montagem e até simulação dos processos de competição.

Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/08/01/cgu-73-das-prefeituras-desviam-recursos-de-fundo-da-educacao/