Notícias

Após vitórias, estudantes de Comunicação Social da UFPA encerram greve

04 de Agosto de 2013 às 02:07:23

A greve dos estudantes de Comunicação Social da UFPA chegou ao fim, após assembleia geral dos discentes, realizada nesta quarta-feira (31). A mobilização, iniciada no último dia 16, conseguiu conquistar várias das reivindicações feitas à Faculdade de Comunicação (Facom), ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) e à Administração Superior da universidade. As aulas voltam ao normal a partir desta sexta-feira (2).

Os mais de 15 dias de paralisação total das atividades do curso renderam aos alunos de Comunicação o atendimento de várias reivindicações. Uma das principais conquistas do movimento foi o compromisso, firmado com a Reitoria, de que serão disponibilizadas vagas de técnicos administrativos para a Facom no próximo concurso, público previsto para este ano, e também a realização de contratação temporária de um técnico de Informática que atenderá o ILC.

Foi garantido aos grevistas: a liberação do empréstimo de livros da biblioteca setorial à graduação; a sala de leitura da Faculdade, que estava fechada e será novamente aberta; os banheiros que estavam interditados estão prontos para uso; um bebedouro já está funcionando e o outro foi para manutenção. A Direção do ILC também se comprometeu a liberar verbas, ainda neste semestre, para a construção de um espaço de vivência do Instituto. A Facom prometeu realizar cursos livres direcionados aos alunos interessados em trabalhar com programas de edição e diagramação.

Além disso, a Facom e o Centro Acadêmico de Comunicação (CACO) estão preparando uma lista de equipamentos essenciais para as aulas práticas, que deve ser enviada à Administração Superior na próxima semana. A Reitoria já se comprometeu em providenciar os equipamentos em caráter emergencial, para atender de imediato as necessidades do curso.

* Com edição do ANDES-SN

* Foto retirada do site da Adufpa - Seção Sindical / Kamila Santos