Notícias

Estudantes protestam amanhã contra precariedades da UNICENTRO

07 de Agosto de 2013 às 21:32:10


O protesto já havia sido programado antes, mas deve ganhar força com a interdição de ontem do restaurante universitário do campus Santa Cruz pela Vigilância Sanitária



Diário de Guarapuava Harald Essert







Na manhã de hoje o RU do campus Santa Cruz foi interditado (Foto: Janaina Carvalho/Diário)


Estudantes da Unicentro devem fazer uma manifestação amanhã, 8, no saguão do campus Santa Cruz - começando às 11h até o turno da noite. Segundo eles, o protesto é contra as precariedades da universidade, como a falta de professores e funcionários, a má situação do restaurante universitário (que foi interditado na tarde de ontem, 6) e o sucateamento dos laboratórios, bibliotecas e departamentos.

"O nome da manifestação será RU, ou Resistência Universitária, para mostrar que não se trata apenas do restaurante, mas que toda a estrutura está precária", disse a presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Daiane de Fátima Curi.
RU é interditado
Uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal fiscalizou o restaurante universitário do campus Santa Cruz, e interditou o local na tarde de ontem, 6. Sem dar maiores detalhes, a Unicentro informou apenas que foram constatadas irregularidades. O relatório da vigilância deve sair até o final da semana.

O RU é terceirizado, e para que os estudantes que possuem subsídio para alimentação não sejam prejudicados com a interrupção, a universidade busca parcerias com os restaurantes próximos ao campus, para que aceitem o vale-alimentação. Até a manhã de hoje havia sido firmada parceria com o restaurante Totyâ??s.

De acordo com o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Juracy Fanfa Ribas, devido ao resultado da fiscalização, o concessionário do RU foi notificado pela direção para que apresentasse um plano de melhorias.

A direção do campus e o DCE disputam a iniciativa de chamar a vigilância. Os estudantes dizem que foram eles, após uma larva ter sido encontrada em uma das refeições. Já a diretoria afirma que a própria instituição pediu a inspeção.



Segundo ela, além de todos os problemas já existentes, os estudantes vão protestar contra a redução do orçamento das universidades estaduais. "Em reunião com a diretoria [do campus] hoje pela manhã, anunciaram que a Unicentro terá corte de verba de 25%. Com isso vão ter que cortar estagiários e outros gastos", informou.

Daiane afirmou que as reclamações dos estudantes são generalizadas, e não se atêm a alguns cursos. "Os acadêmicos de química nos passaram que os reagentes dos laboratórios estão vencidos há anos. O pessoal de veterinária inclusive este ano fez uma manifestação devido ao fechamento das clínicas, porque não tinha seringa nem agulha. Também estamos pedindo a abertura de concurso público para os cargos técnicos, porque hoje há mais estagiários do que funcionários. O departamento de pedagogia, por exemplo, não funciona à noite porque não tem gente para manter aberto", ressaltou.

Outras demandas que serão levantadas durante o protesto são reivindicações mais antigas dos acadêmicos, como a instalação de uma Casa do Estudante, a criação da assistência estudantil e a estatização dos restaurantes universitários, que atualmente são terceirizados pela Unicentro nos três campi.

"Não é um ato para chamar novamente a atenção da reitoria, porque eles estão cansados de saber dos problemas, mas não tomam nenhuma posição concreta. Esse é um protesto por todas as precariedades e contra os cortes que o Estado faz à universidade", concluiu.

Fonte: http://www.diariodeguarapuava.com.br/noticias/guarapuava/11,33260,07,08,estudantes-protestam-amanha-contra-precariedades-da-unicentro.shtml