Notícias

Alípio Leal é exonerado da SETI. A saída acontece após revelação de esquema de desvios de recursos relacionados ao ensino à distância no IFPR onde ele foi reitor de 2009 a 2011. O atual reitor e ex-de

09 de Agosto de 2013 às 23:03:33

Ex-reitor do IFPR é exonerado de cargo como secretário do governo


Alípio Leal, ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pediu para deixar a vaga. Saída acontece um dia após revelação de irregularidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná no período em que ele era reitor.





O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, foi exonerado a pedido próprio. Ele sai do cargo depois da revelação de irregularidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR), do qual ele foi reitor entre 2009 e 2011. Na quinta-feira (8), a Operação Sinapse da Polícia Federal (PF) prendeu 18 pessoas acusadas de envolvimento num esquema que teria desviado pelo menos R$ 6,6 milhões. Três dos presos eram professores da entidade.


De acordo com a PF, o desvio envolvia funcionários do instituto e de duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) com sede em Curitiba. Por causa das revelações, o atual reitor do IFPR, Irineu Colombo, será afastado temporariamente do cargo a partir da próxima segunda-feira (12). Segundo o reitor, as irregularidades haviam sido encontradas por ele próprio assim que assumiu a reitoria, em junho de 2011, e, por isso, teria pedido uma investigação da Controladoria Geral da União (CGU) na entidade de ensino.

THOMAS RIEGER, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO

Notícia relacionada"TCU condena ex-reitor da UFPR Carlos Moreira Júnior e secretário da SETI Alípio Leal a pagar R$ 25,3 milhões. Decisão se refere a supostas irregularidades em um convênio de ensino a distância com a UFPR. Dinheiro deverá ir para o caixa da universidade"  http://adunicentro.org.br/novo/?p=2066