Notícias

ANDES-SN repudia atos de violência da PM na UNIFESP da Baixada Santista

11 de Agosto de 2013 às 13:11:49

Os atos de violência perpetrados por policiais militares, que no dia 31 de julho, agrediram moral, fisicamente e com truculência, o funcionário Ricardo Ferreira Gama m frente ao Campus Santos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foram repudiados veementemente pelo ANDES-SN, em moção divulgada nesta sexta-feira (9). Dois dias depois do episódio, Gama foi assassinado nas proximidades da universidade, por homens encapuzados.

A estudante Suelen Abreu, presente à missa de sétimo dia, foi enfática ao descrever o que ocorreu. "Muitas pessoas viram, naquele dia, que o Ricardo estava fumando, na frente da faculdade, uniformizado, com o crachá da empresa. Os policiais o agrediram fisicamente, deram uma cabeçada e ele estava ensanguentado. Eles o levaram para dentro do quintal de uma casa em frente. Os policiais continuaram o agredindo e ele pediu socorro, mas foi levado para dentro da viatura. Os policiais despistaram as pessoas que queriam saber para onde ele foi. Também não conseguiram fazer nenhum boletim de ocorrência por conta da ameaça dos policiais", lembra.

O Sindicato Nacional repudia ainda a coação por parte da força policial aos estudantes que tentaram intervir em defesa do funcionário e que seguem sendo perseguidos. O crime, ainda sem solução, e as ameaças geraram clima de medo e insegurança na comunidade.

A entidade exige posicionamento público da direção da Universidade a respeito dos fatos e que sejam tomadas medidas para impedir que isto volte a acontecer. "Reivindicamos providências também para que se faça justiça e se garanta a integridade das pessoas ameaçadas e perseguidas", finaliza o texto da moção, que foi à Reitoria da Unifesp, à Direção do Campus da Unifesp/BS, ao Ministério Público de Santos, à OAB de Santos e à Secretaria de Segurança de Santos.

Confira aqui íntegra do documento.

Leia mais: Comunidade acadêmica participa de ato contra violência policial na Unifesp