Notícias

Indicativo de paralisação dos docentes da UNICENTRO é pauta de assembleia nesta quinta (22). A intenção é fazer o governo abrir canal de diálogo sobre abertura de concursos públicos para agentes univ

19 de Agosto de 2013 às 13:30:34

Caros e caras colegas

A UNICENTRO padece de um problema crônico de falta de agentes universitários. O problema representa um grave gargalo ao desenvolvimento das atividades tanto administrativas, quanto de ensino, pesquisa, extensão e a verticalização do ensino em nossa universidade. A escassez de funcionários sobrecarrega os docentes com atividades que não são de sua responsabilidade e os leva a assumir papéis excessivamente burocráticos. Isto lhe toma tempo das atividades pedagógicas e de pesquisa, suas fundamentais atribuições.

Há anos a ADUNICENTRO vem denunciando o problema. Já em 2011, a publicação do primeiro estudo comparativo com outras IEES, mostrou o abismo que separa as IEES do Paraná em termos de número de agentes universitários que dão suporte aos laboratórios e à administração. Também mostra que a UNICENTRO é tratada com menor prioridade, quando comparada com as demais universidades (http://www.guarapuavatube.com.br/index.php?p=colunas&id=34&id_coluna=88 , publicado em 11/01/2011, pouco antes do anúncio da nomeação de Alípio Leal).

Requerimentos feitos pela via administrativa da universidade historicamente não têm conseguido, por si só, dar conta de minimizar o problema junto ao governo do estado. Em 2000, a UNICENTRO tinha um quadro de agentes universitários composto de 217 pessoas. Em meados de 2010 chegamos a 241. Um crescimento pífio de apenas 9% em uma década. Desde a divulgação dos dados em 2010 até o presente, a UNICENTRO passou a ter, até agosto de 2013, 250 agentes universitários concursados.  Em mais de 13 anos conseguimos contratar e ampliar, via concurso público, o quadro em apenas 33 agentes universitários.

Neste sentido a direção do sindicato indica à categoria a empreender forte mobilização para forçar o governo do estado do Paraná a abrir mesa de negociação com o movimento docente visando estabelecer planejamento e cronograma de contratação de agentes universitários mediante concurso público.

Assim, o  sindicato convoca os docentes a participar de assembleia para discutir indicativo de paralisação para o dia 30 de agosto.

Segue abaixo edital de convocação da AG:

Sindicato dos Docentes da UNICENTRO - ADUNICENTRO, Seção Sindical do ANDES, Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior

Edital de Convocação no 003/2013


ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


CONVOCAÇÃO


O 1º Secretario do Sindicato dos Docentes da UNICENTRO, ADUNICENTRO - Seção Sindical, estabelecido à Rua Frei Caneca, 3510, Guarapuava, Paraná, no uso de suas atribuições legais, de acordo com o Estatuto do Sindicato, convoca a categoria docente da UNICENTRO para participar da Assembleia Geral a ser realizada no dia 22 de AGOSTO de 2013 (quinta-feira), em primeira chamada às 16h00 e, em segunda chamada às 16h15, no AUDITÓRIO CENTRAL do campus do CEDETEG, sito à rua Simeão Varela de Sá, 03, Guarapuava, PR para tratar da seguinte pauta de discussões e deliberações:

1) Informes;

2) Discussão do Indicativo de paralisação para o dia 30 de agosto devido à não resposta da SETI aos pedidos de abertura de diálogo que vise abertura de concursos públicos para contratação de funcionários para a UNICENTRO;

3) Adesão dos docentes da UNICENTRO ao dia nacional de mobilização;

4) Assuntos gerais.

Torna-se público o presente Edital de Convocação para todos os efeitos legais.

Guarapuava, 19 de agosto de 2013

Prof. Dr. Hélvio Alexandre Mariano


1º Secretário da ADUNICENTRO, Sindicato dos Docentes da UNICENTRO