Notícias

Entre os dias 13 e 15 de setembro, o ANDES-SN promoverá a terceira edição do Seminário Estado e Educação que tem, entre os objetivos, aprofundar o debate sobre o papel do Estado no que diz respeito ao financiament

11 de Setembro de 2013 às 01:50:47

ANDES-SN promove III Seminário Estado e Educação em Viçosa (MG)

Diretor do ANDES-SN ressalta importância da participação dos docentes no Seminário, que discutirá pautas de lutas do Sindicato Nacional, como PNE, financiamento da educação e formação dos professores

Entre os dias 13 e 15 de setembro, o ANDES-SN promoverá a terceira edição do Seminário Estado e Educação que tem, entre os objetivos, aprofundar o debate sobre o papel do Estado no que diz respeito ao financiamento e responsabilidade em relação à educação básica, superior e pós-graduação, além de discutir as políticas públicas para a educação pública. O encontro será realizado em Viçosa (MG), na UFV.

"O Seminário apontará temas importantes, candentes na política de educação, para que sejam debatidos e aprofundados posteriormente no Grupo de Trabalho (GT Política Educacional), para dar subsídios às nossas ações, inclusive para as resoluções e deliberações para o 33º Congresso", explica o 3º tesoureiro do ANDES-SN e um dos coordenadores do GTPE, João Negrão.

O diretor do ANDES-SN explica que o Seminário abordará três eixos: Plano Nacional de Educação (PNE), financiamento da educação e formação docente. "Vamos debater a questão das licenciaturas, mas especificamente a polivalente como, por exemplo, em ciências, que quer formar professores de Química, Física e Biologia em um único curso", comenta.

De acordo com Negrão, a expectativa é que a participação dos professores no Seminário seja maior que na segunda edição, realizada em 2012 em Salvador. "A participação dos docentes é fundamental. Todos os professores das universidades, públicas ou privadas, terão oportunidade de debater temas que fazem parte da pauta de lutas do Sindicato e dos nossos locais de trabalho".

Programação
Na abertura, realizada nesta sexta-feira (13), às 19h, será debatido o tema Estado, Educação e a luta dos trabalhadores: as perspectivas para o Encontro Nacional de Educação, com a participação da presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, e de Mauro Puerro, representante da CSP-Conlutas.

A programação de sábado (14) prevê os debates dos temas "Condições de trabalho nas IEES públicas", com a participação do 2º vice-presidente do ANDES-SN, Gean Santana, e do professor da UFSCar Eduardo Pinto e Silva; "Políticas de Financiamento da Educação Pública e PNE", com o professor da USP Otaviano Helene; e "Política de formação docente e EBTT: o papel dos CAP e dos IF", com a presença da professora Márcia Fontes (UFV) e do professor do IF Sudeste MG Paulo César de Souza Ignácio. No domingo (15), será discutido o tema "Políticas de Formação Docente nas Licenciaturas: embates nas ciências naturais", com a professora da UFSC Patrícia Torrilla e do professor da UFPR Claudio Tonegutti.

Seminário Estado e Educação

"O Seminário surgiu de uma carência de debates sobre qual o papel do Estado em relação à educação. O GTPE tem temas que precisam ser debatidos, projetos que estão tramitando, e reconhecemos que o formato do Seminário nos dá oportunidade de debater assuntos que são importantes. O objetivo é discutir tudo que está em debate nas políticas públicas da educação", explica João Negrão. A última edição do Seminário foi realizada em outubro de 2012, em Salvador (BA).

Assista ao vídeo de divulgação do III Seminário Estado e Educação na TV Viçosa