Notícias

ANDES-Sindicato Nacional, promove XI Encontro do Setor das Estaduais em Brasília. Na pauta: financiamento das Universidades,carreira docente, democracia e o projeto de educação defendido pelo Sindicato Nacional

13 de Setembro de 2013 às 12:47:24

ANDES-SN promove XI Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES em Brasília

Estudo preliminar sobre o financiamento de várias instituições do Setor no Brasil será apresentado na 11ª edição, que abordará temas como carreira docente, democracia e o projeto de educação defendido pelo Sindicato Nacional

"O projeto de educação superior defendido pelo ANDES-SN" é o tema central do XI Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES, que reunirá docentes e as Seções Sindicais do Setor entre os dias 27 e 29 de setembro, em Brasília. Financiamento público, democracia e carreira docente são alguns dos assuntos que serão abordados durante o Encontro.

"O Encontro não é uma instância deliberativa do ANDES-SN, mas, no caso do Setor das IEES/IMES, tem se tornado um espaço importante para discutir a política e o plano de luta", afirma um dos coordenadores do Setor das IEES/IMES e 2º vice-presidente do ANDES-SN, Gean Santana.

Segundo o diretor do ANDES-SN, o tema central foi escolhido devido aos intensos ataques que as IEES/IMES vêm sofrendo ao longo deste ano, e da necessidade de reafirmar o projeto de universidade defendido pelo Sindicato Nacional. "Os ataques são frutos da reforma do Estado que tem início com a crise do capital nos anos de 1970, mas que vem sofrendo maior agudização com a crise atual, na qual governos - estaduais, municipais e federal -, na sua opção de classe, direcionam sua política para o grande capital em detrimento dos direitos sociais, como educação e saúde. Esta conjuntura demanda do Setor e do conjunto do Sindicato Nacional uma maior disposição de luta na defesa, conquista e garantia do nosso projeto de universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada", ressalta Santana.

Programação
Durante o XI Encontro, haverá a apresentação do Caderno 2 do ANDES-SN, em que a 4º edição atualizada e revisada foi lançada no 32º Congresso, em março deste ano. "Este momento foi previsto porque percebemos, nos últimos encontros, participação cada vez maior de novos professores e militantes que não tem contato com a história do Sindicato Nacional. Daí achamos importante começarmos o XI Encontro com a apresentação do Caderno 2, que expressa nosso projeto de universidade", explica Santana.

A programação prevê ainda espaço destinado aos informes das Seções Sindicais que, segundo o diretor do ANDES-SN, é importante na socialização das várias experiências, lutas e ataques às IEES/IMES nos estados e municípios. Também serão apresentados os resultados iniciais do estudo realizado pelo Sindicato Nacional e Dieese acerca do financiamento de várias instituições do Setor no Brasil. "Este estudo poderá ser importante para o avanço da luta do Setor pela garantia de recursos adequados para realizarmos atividades de pesquisa, ensino e extensão com qualidade nas IEES", opina Santana.

O levantamento aborda o financiamento das instituições do Setor entre 2002 e 2011. Os dados foram obtidos a partir de solicitações sobre os orçamentos executados ao longo do período, invocando a Lei da Transparência, feitas aos governos estaduais e municipais e Reitorias. "Para o estudo, utilizamos os orçamentos executados com pessoal e encargos sociais e custeio e capital relacionando-os com a evolução de matrículas, docentes efetivos e temporários, técnico-administrativos, Receita Corrente Líquida (RCL), PIB, entre outros que elencamos como importantes", explica o diretor do ANDES-SN. Para Santana, os resultados, apesar de parciais, trazem dados importantes para o Setor, e poderão contribuir para o avanço na compreensão na luta pelo f inanciamento das IEES/IMES.

Democracia e carreira docente são os temas de dois painéis que contarão com a participação de docentes da Adunesp e Adufs-BA, e Aduems e Sinduece, respectivamente. "A perspectiva é que, a partir dos relatos de experiências e como tem sido a luta pela efetivação da democracia e carreira docente, possamos, no âmbito do Setor, avançar nacionalmente", afirma o diretor do ANDES-SN. De acordo com Santana, as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) - Financiamento, Carreira e Autonomia - e a plenária final tem como objetivo apontar as perspectivas dos planos de lutas para 2014 para Diretoria Nacional.

A programação e informações sobre o XI Encontro foram divulgadas pelo ANDES-SN às Seções Sindicais nesta terça-feira (10), por meio da circular nº 170/2013 (confira), e a convocação pela circular nº 131/2013 (confira), enviada em 30 de julho. Santana explica que, a estrutura estatutária do ANDES-SN prevê reunião dos setores, espaços privilegiados de discussões, organização da luta e deliberações específicas. "No entanto, percebemos as reuniões do Setor das IEES/IMES bastantes esvaziadas em representações e optamos, de alguns anos para cá, por jogar peso nos Encontro Nacionais das IEES/IMES. De fato, notamos um salto qualitativo do setor, como maior aprofundamento e conhecimento de suas especificidades que, consequentemente, aumentou a identidade e organicidade dentro do ANDES-SN". Para o diretor do Sindicato Nacional, o desafio para esta e para as próximas Diretorias é o de encontrar o caminho para unificar as lutas nacionalmente dentro do Setor.