Notícias

Sindicatos docentes se reúnem com novo secretário da SETI. Secretário se comprometeu a nomear até dezembro todos os docentes aprovados em concurso

17 de Setembro de 2013 às 23:31:54


Encontro aconteceu durante a manhã em Curitiba


Nesta terça-feira (17), os Sindicatos docentes de cinco Universidades Estaduais (Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Cascavel e Paranaguá) voltaram a negociar a pauta de reivindicação da categoria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia - Seti.

Reunidos como o secretário João Carlos Gomes, os sindicalistas cobraram o encaminhamento da proposta de mudança no Adicional de Titulação (ATT) e reformulação no cálculo de pagamento de quinquênio aos docentes do Paraná. "Esta foi uma primeira conversa com o novo secretário, que se comprometeu a refazer os cálculos do impacto das novas reivindicações na folha do estado" explica a presidente do Sinduepg Jeaneth Stefaniak.

Os cálculos já haviam sido realizados na gestão do ex-secretário da Seti, Alípio Leal, no início do ano. Mesmo assim, o corpo técnico da Seti deve realizar novamente o cálculo e voltar a conversar sobre as propostas na primeira quinzena de novembro. "Nós estamos dispostos a conversar, participar e ajudar a formular uma condição de aplicar esta proposta." explica a vice-presidente do Sinduepg, Luciane Grossi.

Sobre a discussão de autonomia nas Universidades Estaduais, o secretário da Seti garantiu que não há uma escolha por parte do governo sobre formato, percentual ou mesmo um modelo para ser instalado no Paraná. "Não estamos importando o modelo de São Paulo para o Paraná, até por que este modelo não serve para nós. Ainda não temos um modelo" garantiu.

Ainda de acordo com o secretário, a Seti deve nomear até o final deste ano, todos os docentes já aprovados em concurso e que já estão com os exames de admissão realizados. Além disso, João acredita poder facilitar a reposição de quadro, tornando-as automática para casos de demissão ou exoneração. Hoje esta regra vale apenas para casos de aposentadoria ou morte.

Participaram da reunião: Adunicentro, Adunioeste, Sesduem, Sindiprol/Aduel, Sindunespar e Sinduepg

Fonte: Sinduepg