Notícias

Docentes e estudantes da UECE deflagram greve geral. Universidade tem déficit de 300 professores e laboratórios são poucos e antigos.

24 de Outubro de 2013 às 00:47:22



1379462_412658682190952_887635286_n

Em assembleia realizada ontem, 22, no campus do Itaperi, em Fortaleza, com mais de mil participantes,  os estudantes da UECE deflagram greve geral. Carência de professores, problemas estruturais e ausência de diálogo efetivo com o governador estavam entre os fatores que influenciaram na decisão dos estudantes.

A decisão dos estudantes também levou em conta a deliberação da assembleia dos docentes realizada pela manhã do mesmo dia, favorável a um indicativo de greve com mobilizações, cuja deflagração foi projetada para nova assembleia, marcada para o dia 29, próxima terça-feira.

Seguindo tendência geral em favor da greve apontada em assembleias setoriais, considerando que a Faculdade de educação de Itapipica, FACEDI, já se encontra a mais de 30 dias em greve e ocupação, a assembleia estudantil resolve se antecipar aos professores aprovando, com ampla maioria, o início da greve ainda na noite do dia 22. Logo após esta assembleia, um cortejo embalado pelo som da banda de lata dos estudantes da FACEDI passaram em todos os blocos anunciando a decisão em favor da greve geral e fechando as salas de aula com cadeiras.

Pela manhã, o movimento grevista fará agitações no sentido ampliar adesão e garantir total paralisação das atividades acadêmicas. O Sindicato dos Docentes da UECE, seção sindical do Andes/SN, acompanhou toda a movimentação e manifesta apoio financeiro, político e jurídico à greve e conclama à todos os docentes a aderirem à greve dos estudantes e fortalecer a luta em defesa da UECE.

Premido pelos fatos, ainda ontem, o governo nomeou 7 professores concursados que aguardavam nomeação desde o início do ano.


Professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) aprovaram estado de greve na manhã manhã desta terça-feira (22) no Bloco I do Campus Itaperi, em Fortaleza. Uma nova assembleia foi marcada para dia 29 de outubro, quando deve ser deflagrada o processo de paralisação das atividades. Representantes da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), paralisados há mais de 26 dias, também marcaram presença na assembleia.

Os docentes reivindicam, entre outras pautas, nova rodada de negociações com o governador Cid Gomes sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) da categoria. Segundo Elda Maciel, professora do curso de Pedagogia do Campus de Crateús e presidente do Sindicato os Docentes da UECE (SindUece), há 5 anos o governador não recebe a categoria para discutir questões salariais da profissão.

Ainda de acordo com a presidente, o Sindicato ainde pede o concurso para a contratação de professores efetivos da universidade. "A UECE tem um déficit de quase 300 professoresefetivos para garantir o funcionamento mínimo das atividades de graduação e a conclusão em tempo hábil para os alunos da instituição", diz Elda Maciel.

A falta de professores e o sucateamento dos laboratórios estariam afetando, segundo a presidente, ainda as atividades de pesquisa da universidade, principalmente na hora de conseguir financiamentos através de editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "Os editais exigem uma infraestrutura que a UECE não tem. Os laboratório são poucos e antigos", lamenta. "Muitos pesquisadores acabam perdendo os editais para universidades com uma estrutura mais adequada", explica.

Os estudantes ainda devem realizar uma assembleia às 17h para votar um indicativo de greve. A reunião entre os alunos acontecerá também no Campus do Itaperi. No último dia 10 de outubro,um grupo com cerca de 200 estudantes ocupou e pichou o prédio da reitoria da UECE. Outra ocupação realizada por estudantes também foi promovida no dia 19 de setembro, dessa vez em Itapipoca.

Pautas serão avaliadas, afirma Secitece

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) afirma que, de acordo com o documento encaminhado pela comunidade acadêmica da UECE, das 12 pautas de reivindicação apresentadas, os itens de competência e responsabilidade da Secretaria estão sendo analisados pelo secretário e encaminhados ao governador Cid Gomes para avaliação. Outras demandas estão sendo resolvidas pela Reitoria da Instituição.

Após a realização da Assembleia, será feito novo contato entre a liderança do Movimento e a Secretaria para que sejam decididos novos encaminhamentos.


Mais sobre o assunto

Diário do Nordeste, 22/10: Professores da UECE aprovam estado de greve em assembleia no campus do Itaperi