Notícias

Universidades Federais podem voltar à greve geral em 2014. Docentes, técnicos, estudantes e conjunto dos servidores públicos federais definiram calendário de ações para o próximo período

01 de Novembro de 2013 às 15:53:30

Fórum dos SPF define calendário de ações para campanha salarial de 2014



Na tarde desta terça-feira (29), representantes das entidades que integram o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (SFP) se reuniram para discutir a campanha salarial de 2014 e definiram um calendário de ações, com atividades previstas já para novembro deste ano e a partir de janeiro 2014. O encontro reuniu representantes do ANDES-SN, Sinasefe, CSP-Conlutas, Asfoc, Fenajufe, Fasubra, Assibge e Sindicato da Polícia Federal, na sede da Condsef, em Brasília.

O calendário prevê o lançamento da campanha salarial 2014 nos estados para 22 de janeiro; a realização de uma marcha em Brasília para lançamento da campanha nacional no início de fevereiro; além de seminário da Auditoria Cidadã da Dívida e duas reuniões ampliadas do Fórum, em 13 de novembro deste ano e 7 de fevereiro do ano que vem.

Durante a reunião, as entidades fizeram uma avaliação e informes relacionados às negociações no ano de 2013, e discutiram a organização do Fórum para o próximo período. "Em termos de conjuntura, as falas das entidades convergiram para o entendimento de que a situação não pode permanecer como está: ou o governo reabre as negociações ou poderá ser organizado um movimento de paralisação e greve geral de todo o funcionalismo público para 2014", afirmou a diretora do ANDES-SN, Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa, que representou o Sindicato Nacional na reunião. Na avaliação da diretora, as falas das entidades demonstram a unidade na luta por parte do movimento.

Confira o calendário:

- 13 de novembro - Reunião Ampliada do Fórum;
-22 de janeiro - Lançamento da Campanha Salarial 2014 nos estados;
- 5 de fevereiro - Marcha em Brasília para Lançamento da Campanha Nacional;
- 6 de fevereiro - Seminário da Auditoria Cidadã da Dívida;
- 7 de fevereiro - Reunião Ampliada do Fórum para discutir as lutas de março.

Pela manhã, o ANDES-SN participou de reunião da Cnesf, realizada na sede do Sindicato Nacional, que reuniu entidades como Sinasefe, Asfoc, CSP-Conlutas, Fenajufe e Fasubra. No encontro, foram dados alguns encaminhamentos apresentados na reunião do Fórum dos SPF, como a construção de uma reunião ampliada para discutir a conjuntura e as lutas de 2014; a necessidade do fortalecimento dos fóruns estaduais; a campanha contra o Funpresp, entre outros.

A diretora do ANDES-SN conta que a Campanha Diga não ao Funpresp-Exe, promovida pelo Sindicato Nacional, foi muito elogiada pelas entidades, que mostraram interesse em obter os materiais produzidos, como o folder, a cartilha e o cartaz.