Notícias

ADUNICENTRO, UNICENTRO e o Departamento de Farmácia estabelecem convênio para disponibilizar exames laboratoriais aos docentes da universidade. Os atendimentos começam nesta quinta-feira (21). O sindicato, preocupado com a saúde

19 de Novembro de 2013 às 13:15:43

Preocupados com a saúde dos professores da UNICENTRO e como resultado do primeiro debate sobre a saúde do(a) trabalhador(a) docente e produtivismo, realizado em junho deste ano (veja links abaixo), a ADUNICENTRO, a UNICENTRO e o Departamento de Farmácia estabeleceram convênio com o objetivo de disponibilizar exames laboratoriais aos docentes da nossa universidade. As despesas com instrumentos, reagentes e diversos materiais serão custeadas pela ADUNICENTRO e as atividades do convênio se iniciam nesta quinta-feira (21).

Na coordenação dos trabalhos está a Profa. Dra. Juliana Sartori Bonini, Diretora da Farmácia-Escola. O objetivo do convênio é disponibilizar semestralmente aos docentes da Unicentro exames de glicemia, triglicerídeos, colesterol total e colesterol HDL nesta primeira etapa do programa. Em 2014 pretende-se ampliar para cerca de uma dezena de parâmetros. Os docentes do Departamento de Farmácia também orientarão o(a) docente acerca dos procedimentos a serem adotados na eventualidade de ser necessário controle dos parâmetros metabólicos. Os quais podem requerer encaminhamento a outros profissionais da saúde.

Segundo o prof. Denny William da Silva, presidente da Adunicentro, a preocupação com o declínio da saúde do docente universitário tem chamado a atenção de pesquisadores e sindicatos de todo o Brasil. Afirma que "ao docente universitário é exigido hoje, que ofereça qualidade de ensino, pesquisa e extensão dentro um sistema massificado, baseado em crescente competitividade, porém com recursos disponíveis cada vez mais precários e escassos. Numa política governamental que precariza o trabalho, cada vez mais os docentes assumem tarefas burocráticas e administrativas ao mesmo tempo em que aumenta a pressão por metas e produtividade." Destaca ainda que artigos científicos mostram que "docentes de pós-graduação, por exemplo, vem apresentando aumento nos pedidos de licenças médicas, principalmente por sintomas ou sequelas de doenças cardiovasculares".

O agendamento para coleta somente será feito na sede da Adunicentro. O mesmo pode ser feito pessoalmente, por telefone ou e-mail e respeitará a ordem de chegada. No caso de agendamento ser feito pessoalmente ou por telefone a sede do Sindicato tem horário de expediente das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

As coletas serão realizadas nas dependências da Farmácia Escola do Departamento de Farmácia (CEDETEG) nas terças e quintas, das 07h30 às 09h. Nesta primeira etapa serão atendidas cinco pessoas na terça e cinco na quinta-feira.

Ao realizar o agendamento o(a) docente será orientado a estar em jejum  de 10 a 12 horas no período que antecede a coleta e portar documento de identidade.  Água pode ser ingerida normalmente.

Notícias relacionadas:

Adunicentro e Unimed promovem palestra e debate sobre adoecimento docente nesta quarta-feira (19). A problemática do produtivismo e sobrecarga imposta ao docente têm sido objeto de diversas pesquisas http://adunicentro.org.br/novo/?p=3969

Artigo alerta que os pedidos de licença para tratamento de saúde entre docentes da pós-graduação têm aumentado e também compõem grupo de risco de doenças cardiovasculares. UNIMED e ADUNICENTRO organizam palestra e debate sobre trabalho e a saúde do docente http://adunicentro.org.br/novo/?p=3937