Notícias

Vitória do movimento docente! Reitor da UNIOESTE divulga nota oficial em que afirma que o Governo irá cumprir acordo com os Docentes. Naquela universidade a folha de pagamento já foi elaborada com o acréscimo de 7,14% retroativ

23 de Novembro de 2013 às 20:46:18

Após a tensão criada diante da perspectiva de nova tentativa de rompimento de acordo por parte do governo, a categoria docente das Universidades Estaduais do Paraná garante o pagamento da segunda parcela de 7,14% mediante forte disposição para lutar.

Combinado para ser cumprido em outubro, o governo inicialmente protelou o pagamento para novembro. Depois houve dúvidas se mesmo em novembro o acordo seria cumprido a partir de pronunciamentos evasivos do governador Beto Richa na imprensa e transferência da reunião agendada com o secretário da SETI para dezembro, quando o período letivo já se encontra encerrado.

A UNIOESTE foi a primeira a paralisar suas atividades em 30 de outubro como alerta de que o movimento se tornaria mais forte e coeso. Na UEPG, os docentes paralisaram suas atividades no dia 06/11 para protestar contra o calote do Estado pelo não pagamento de 7,14%. A mobilização parou mais de 80% das aulas na Universidade com deliberação, aprovada em assembleia, de não terminar as atividades letivas de 2013 a partir do dia 27/11. Em 31/10 a UEL deliberou em assembleia início de greve no dia 28/11, caso o acordo não estivesse publicado no contracheque dos docentes nesta data. Na UEM, os docentes deliberaram por uma série de atos e divulgação do calote e decidiram não iniciar o ano letivo de 2014. A UNESPAR deliberou por uma série de atividades de esclarecimentos e organização dos docentes. Na UNICENTRO, o conjunto dos docentes reunidos em assembleia no dia 31/10, deliberou que caso o valor de 7,14% não esteja incluído na folha de pagamento, a categoria se reuniria novamente no dia 21 (assembleia transferida para o dia 28) deste mês para deliberar greve por tempo indeterminado. Notas não seriam lançadas e vestibular poderia ser comprometido.

Diante deste quadro de mobilização, em nota oficial publicada nesta sexta (22) o Reitor da UNIOESTE, Paulo Sérgio Wolff, garante o pagamento do acordo aos docentes daquela universidade (que entendemos ser extensivo a todas as IEES). Veja nota na íntegra: http://cac-php.unioeste.br/cnu/node/1765.

Todavia, a diretoria da Adunicentro recomenda ao conjunto da categoria que se mantenha em alerta para uma eventual necessidade de mobilização.

Leia mais: Deliberação da assembleia docente na UNICENTRO indica possibilidade de paralisação caso governo não cumpra acordo de equiparação. A UEPG realiza paralisação hoje (06); a Unioeste paralisou em 31/10; UEL e UENP aprovaram indicativo de greve para o dia 28; UEM cogita não iniciar o ano letivo em 2014 e; a UNESPAR realiza protestos http://adunicentro.org.br/novo/?p=4771

Em entrevista, Governador Beto Richa não é claro quanto ao cumprimento de acordo firmado com os docentes das IEES e coloca a categoria na perspectiva de greve. O governo do estado pode prejudicar os estudantes em vias de formatura como também os vestibulandos que deveriam fazer as provas nos dias 01 e 02 de dezembro http://adunicentro.org.br/novo/?p=4891