Notícias

Movimento ocupa reitoria da UFPE após Conselho Universitário pautar a Ebserh

04 de Dezembro de 2013 às 12:31:34

De acordo com o G1, estudantes e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Pernambuco (SindUFPE) ocuparam o prédio da Reitoria nesta segunda-feira (2), após a reitoria atropelar o Conselho Universitário com a aprovação da mudança na gestão do Hospital das Clínicas, que passará a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo a reportagem, os manifestantes são contra a adesão e alegam que a medida tira completamente a autonomia da UFPE em relação ao HC. Mais de 80 pessoas participaram do início da ocupação, no final da manhã.

Ainda segundo a reportagem, em uma votação polêmica e apressada, o Conselho Universitário aprovou por maioria que o HC irá aderir à Empresa. "A gente entende que essa votação não foi consolidada. Não houve uma discussão sobre o assunto, que é muito polêmico. Eu, como conselheiro, não consegui votar. Na minha opinião, essa reunião do Conselho Universitário não vale", afirmou ao G1 o presidente da Adufepe, Seção Sindical do ANDES-SN, José Luís Simões.

"Como houve condução errada por parte do nosso magnífico reitor, é possível que haja protestos e haverá necessidade de a universidade sentar com serenidade e avaliar o tema", acrescentou José Luís à reportagem. O presidente da Adufepe explicou ainda que a Ebserh fere o artigo 207 da Constituição, que rege a autonomia universitária, e propõe a contratação via CLT. "Isso prejudica o serviço público federal. A Ebserh está sendo contestada em Brasília pelo Ministério Público Federal por causa do trabalho junto à UnB [Universidade de Brasília]", argumentou.

Na página do facebook Ocupe Reitoria UFPE, o movimento publicou um informe, na manhã desta terça-feira (3), sobre a ocupação. "O motivo de nossa ocupação se dá em oposição à tentativa de aprovação da privatização do Hospital das Clínicas através da Ebserh. Entendemos que o Conselho Universitário não representa a comunidade acadêmica como um todo, assim, não será por medidas impositivas, como a do Reitor Anísio Brasileiro, que um tema tão importante quanto esse será resolvido", afirma.

Na publicação, o movimento exige a anulação do resultado da última reunião do Conselho e o aprofundamento do debate acerca da reestruturação do HC com toda a comunidade acadêmica. "Estamos abertos ao diálogo com o reitor, entendendo que seja previamente pactuado. Estamos lutando por uma universidade melhor e por um HC 100% público, com gestão democrática e diretamente vinculado à universidade", conclui.

O movimento aguarda o cumprimento das seguintes reivindicações: anulação do resultado do Conselho Universitário, justificada pela falta de condições para aferição de qualquer resultado no Consuni, não sendo legítima a votação realizada; construção de alternativa para o Hospital das Clínicas (HC), em diálogo com os estudantes, servidores, professores e sociedade civil; cumprimento da promessa de realização de amplo debate com a comunidade acadêmica sobre a reestruturação do HC; que a decisão sobre a Ebserh seja realizada por meio de plebiscito, organizado pelos três setores da comunidade (servidores, docentes e estudantes) e a reitoria.

Nota de repúdio
Depois do ocorrido, o presidente da Adufepe convidou os presentes a participarem de uma reunião na sede da entidade para encaminhar ações de protesto. Reunidos na Seção Sindical, com nove conselheiros presentes, foram aprovados os seguintes encaminhamentos: nota de Repúdio à condução da reunião (confira) e representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) pela invalidação da sessão.

* Com informações da Adufepe - Seção Sindical, G1 e página do facebook Ocupe Reitoria UFPE

* Fotos: site Adufepe - Seção Sindical