Notícias

A realidade nas IFE é contada por docentes de 34 Seções Sindicais do ANDES-SN que, durante a maior greve da categoria em 2012, elaboraram dossiês sobre a situação precária das instituições onde

09 de Dezembro de 2013 às 17:47:56

Revista Dossiê Nacional 3 do ANDES-SN é lançada simultaneamente pelo país

De norte ao sul do Brasil, segunda edição da publicação teve seu lançamento nacional realizado nos Encontros Regionais em Boa Vista (RR), Marabá (PA), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ) e Pelotas (RS)


A situação em que se encontram as instituições federais de ensino (IFE) brasileiras, com o agravamento da precarização que acomete os vários setores e segmentos que integram as IFE, se repete em diferentes níveis por todo o país. A fim de representar a dimensão destes problemas e como estes têm feito parte da realidade da comunidade acadêmica de instituições em praticamente todos os estados do Brasil, o ANDES-SN promoveu, na última semana de novembro e na primeira semana de dezembro, o lançamento nacional do segundo volume da Revista Dossiê Nacional 3 - Precarização do trabalho docente, simultaneamente de norte a sul do país, durante edições dos Encontros Regionais Norte 1, Norte 2, Rio Grande do Sul, Nordeste 1 e Rio de Janeiro.

Boa Vista (RR), Marabá (PA), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ) e Pelotas (RS) foram as cidades que sediaram o lançamento nacional, e representaram IFEs localizadas em capitais e no interior. A partir do tema central Na defesa da educação pública de qualidade, em 90 páginas é dada a continuidade às denúncias feitas na primeira edição da Revista, em relação às condições de trabalho as quais têm sido expostas a comunidade acadêmica, e as consequências do processo de expansão adotado pelo governo com a implementação do Reuni, entre outras questões.

Para a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, o governo continua implantando o projeto no qual o Estado se desobriga do compromisso com a educação pública e gratuita e incentiva a mercantilização. "Com a aprovação do PNE, o processo de expansão e financiamento ocorrerá prioritariamente através da parceria politica privada como o Prouni, o Fies, e a Lei das Comunitárias - nº 12881 - e limitação da autonomia universitária com redução do espaço verdadeiramente público, conforme Lei Orgânica que o governo tenta impor as universidades", afirma.

De acordo com o 1º vice-presidente do ANDES-SN e encarregado de imprensa do Sindicato Nacional, Luiz Henrique Schuch, os temas variam desde questões materiais, como a "falta de salas de aula, bibliotecas e laboratórios até o ataque aos valores e condutas impostos às relações, como o autoritarismo e o assédio moral, passando por uma inflexão negativa a respeito do carater público do ambiente e dos percursos acadêmicos, como é o caso desestruturação da carreira docente, o desvio ideológico na concepção do mérito acadêmico, perdas de direitos e o empresariamento dos hospitais universitários", cita. Para a produção das reportagens, foram entrevistados docentes de todo o país.

A privatização da educação no Brasil, a falta de democracia e transparência na gestão das IFE, as repressões, perseguições e casos de assédio moral, além do aumento do adoecimento docente, e os reflexões da adesão dos hospitais universitários à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) são alguns dos temas abordados na Revista. 

"O dossiê mostra que em nada melhorou as condições de trabalho dos docentes, pelo contrário, temos uma carreira mais desestruturada, piores condições de trabalho e perda de direitos para os novos docentes, com o Funpresp, por exemplo", acrescenta a diretora do ANDES-SN. Apesar das inúmeras tentativas de negociação com o governo, Marinalva afirma que não houve avanço na negociação da pauta dos docentes, como melhores condições de trabalho e carreira. Entre as lutas de 2013, a presidente do ANDES-SN destaca as mobilizações contra a Ebserh, o Funpresp, o Plano Nacional de Educação (PNE), a rearticulação do Comitê dos 10% do PIB para a educação pública, já!, e a construção do Encontro Nacional de Educação.

Revista Dossiê Nacional 3 - Precarização do trabalho docente I e II
A realidade nas IFE é contada por docentes de 34 Seções Sindicais que, durante a maior greve da categoria em 2012, elaboraram dossiês sobre a situação precária das instituições onde trabalham, que resultaram na terceira edição da Revista Dossiê Nacional: Precarização das Condições do Trabalho I e II. São mais de 20 temáticas, em formato jornalístico,  divididas em dois volumes: a primeira com nove e a segunda com 10 matérias.

O volume 1, lançado no dia 24 de abril durante ato das entidades do setor da Educação no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, aborda o tema Cargos, vagas e Reuni: os efeitos da expansão quantitativa da educação federal e apresenta uma série de reportagens com entrevistas, fotos, depoimentos, documentos e charges, além de ensaio fotográfico que mostra a realidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) e oito artigos.

Confira aqui a versão digital da publicação