Notícias

Crimes da ditadura (1964-1985). Comissão da Verdade e comissões de universidades realizam encontro em São Paulo com o objetivo de identificar vítimas da repressão entre professores, estudantes e funcionários

26 de Dezembro de 2013 às 12:11:07

reuniao comissoes universitariasEncontro nacional entre a CNV e comissões de universidades foi marcado para fevereiro

A Comissão Nacional da Verdade e a Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva (SP), realizaram na capital paulista uma reunião de trabalho com 13 representantes de oito comissões da verdade instaladas em universidades.

Na reunião, as comissões das universidades apresentaram seus principais trabalhos realizados e projetos em andamento, pediram apoio e deram sugestões à CNV, que pretende realizar em fevereiro um encontro nacional com todas as comissões da verdade universitárias. O planejamento do evento também foi debatido.

O objetivo do encontro nacional é entrosar mais os trabalhos das comissões das universidades aos da Comissão Nacional e o planejamento de atividades e ações conjuntas.

As comissões das universidades, entre outras atividades, têm trabalhado em diversas ações de memória e verdade, tais como:

- Identificação das vítimas da repressão em cada instituição de ensino superior (IES) a que estão vinculadas;
- Iniciativas para demarcar e preservar locais de memória nos campi;
- Identificação de locais e estruturas de repressão nas universidades, como, por exemplo, as Assessorias Especiais de Segurança Institucional (Aesi ou ASI), que eram braços do Serviço Nacional de Informações;
- Estudo de mecanismos de repressão no meio acadêmico, como o decreto-lei 477, que resultou na demissão de professores e expulsou alunos opositores do regime;
- Ações de incentivo à pesquisa sobre o período da ditadura;
- Reparação acadêmica, com medidas como a restituição de cargos de professor e a rematrícula de alunos expulsos.

Participaram do encontro representantes das Comissões da Verdade da Federal do Espírito Santo (UFES), Federal do Paraná (UFPR), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Pela CNV, participou da reunião de hoje o coordenador da Comissão Rubens Paiva, Ivan Seixas, também assessor da CNV, e pela Comissão Rubens Paiva, seu presidente, Adriano Diogo.

Comissão Nacional da Verdade

Fonte:http://www.cnv.gov.br