Notícias

Professores lançam Manifesto em defesa da UENF e contra o modelo de gestão

12 de Janeiro de 2014 às 03:01:23

Os professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) lançaram, nessa terça-feira (7), um Manifesto no qual declaram que discordam do modelo atual de gestão adotado pela reitoria, enumeram irregularidades e denunciam a falta de resolução de problemas na instituição. O "Manifesto em Defesa da Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Uenf)".

Os organizadores do Manifesto acreditam que a universidade "vem sendo destruída por um grupo que parece mais interessado em se perpetuar no poder do que em gerir corretamente a instituição". No documento, eles denunciam o nepotismo, as aquisições obscuras de equipamentos e as obras milionárias inacabadas: "Tudo isso macula a trajetória de 20 anos da nossa universidade, eclipsa suas memoráveis conquistas na pesquisa científica e na formação de novos quadros profissionais, constrangendo e envergonhando a comunidade acadêmica. Este ambiente de destruição implantou-se apenas nos últimos seis anos, nas duas últimas administrações; nunca antes houvera nem mesmo suspeitas de posturas tão nocivas".

O Manifesto indica que "o modelo sob o qual a universidade foi criada, guiado pelos ideais da modernidade, da inovação e da originalidade, encontra-se ameaçado pelo clima de extrema instabilidade". E aborda a alta qualificação dos professores em contraponto à falta de coerência com estes profissionais, o autoritarismo da reitoria em decisões do Conselho Universitário, além da sobreposição de colegiados, infringindo o que rege a legislação da universidade.

No documento, os docentes dizem que é necessária a manifestação deles contra uma nova edição de populismo que vem destruindo a universidade. "Basta de sermos cúmplices pelo silêncio! A Uenf não pode permanecer nas mãos de um grupo que a está levando à ruína. A Uenf é de todos nós! A hora de defender a Uenf é agora!"

O presidente da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf), Luis Passoni, disse que a categoria ainda não se reuniu em assembleia convocada pela seção sindical para debater o tema e tirar uma posição coletiva. Contudo, ele e outros sindicalistas apoiaram e assinaram o Manifesto não enquanto dirigentes sindicais, mas como professores da instituição preocupados com os rumos da universidade.

"Os órgãos colegiados vêm sendo preteridos de algumas discussões. Assuntos importantes estão sendo aprovados no Conselho Universitário (Consuni) sem terem sido amadurecidos nos colegiados. Há um açodamento nas aprovações. Esse tipo de atitude, com essas características de afobamento, tem sido frequentes e cada vez mais com prazos bastante curtos para discussão", afirma o dirigente da Aduenf.

Professor do Laboratório de Ciências Químicas, Passoni diz que "é preciso redirecionar a Uenf para as atividades fim para as quais a universidade foi criada, ou seja,  a Administração, em alguns casos, a burocracia, a falta de estrutura, tudo isso faz com que as decisões desprezem a atividade fim", afirma.

Confira, na íntegra, o Manifesto em Defesa da Uenf